EnglishPortugueseSpanish

45 mil Androids afetados por super malware

Redação 30/10/2019 22h36, atualizada em 31/10/2019 00h00

Nos últimos seis meses, um novo tipo de malware foi detectado por diversas empresas de segurança do mundo, pois, aparentemente, este vírus possui um sistema que se reinstala caso seja removido, tornando a sua eliminação praticamente impossível. O malware, que recebeu o nome de xHelper, foi detectado pela primeira vez em março deste ano. Desde então, o software malicioso se expandiu e, agora, estima-se que tenha atingido um total de 45 mil aparelhos.

O malware infecta em média 131 novos dispositivos por dia, com um total de 2.400 novas vítimas por mês. A maioria dos casos acontecem na Índia, nos Estados Unidos e na Rússia, sempre em dispositivos Android. A origem dessas infecções está ligada aos “redirecionamentos de páginas”, que enviam os usuários para sites que hospedam aplicativos para Android.

publicidade

Apesar da ameaça, felizmente o malware não realiza operações destrutivas. De acordo com as empresas de segurança, durante a sua vida útil operacional, o xHelper mostrou apenas anúncios pop-up e notificações com conteúdo de spam.