Em artigo publicado na última quarta-feira (30) pela revista Joule, pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos, desenvolveram uma bateria de lítio que é capaz de carregar um carro elétrico em apenas dez minutos. Em pouco tempo a bateria se recarrega completamente, podendo adicionar até 320km de autonomia aos veículos elétricos.

Enquanto muitos tentam reduzir a temperatura das baterias de lítio – para evitar risco de explosão – a equipe liderada por Chao-Yang Wang elevou a temperatua da bateria a 60 graus durante o ciclo de carga, baixando a temperatura posteriormente.

Reprodução

Foto: Bateria de lítio

publicidade

Wang explica que o processo “limita a exposição da bateria à temperatura de carga elevada, gerando assim um ciclo de vida muito longo”. O pesquisador imagina que as baterias cheguem ao mercado em algum momento nos próximos dois anos, depois de diversos testes em veículos; ele estima que o preço seja muito parecido ao de uma bateria de lítio convencional.

Já Rick Sachleben, membro da American Chemical Society, é menos otimista. Ele afirma que desenvolver uma bateria do tipo com as exigências do mercado pode demorar até uma década.

Os fabricantes terão que garantir que o aumento rápido da temperatura seja estável e que não gere explosões diante do gigantesco volume de energia que recebe.

Para se ter uma ideia, os veículos elétricos da Tesla da atual geração exigem, aproximadamente, 30 minutos para uma carga parcial.

Via: Techxplore