Uma limpeza acidental da App Store removeu mais de 20 milhões de classificações de aplicativos populares e também de desenvolvedores menores. O problema começou no dia 23 deste mês e atingiu diversas marcas conhecidas, como Google, Microsoft, Starbucks, Hulu e Amazon. A Apple corrigiu a situação nesta terça-feira (29) e atribuiu o transtorno a um bug na plataforma.

A enorme queda no banco de avaliações foi identificada pela Appfigures, uma plataforma de informações sobre aplicativos para aparelhos móveis. A empresa descobriu que mais de 300 apps de mais de 200 desenvolvedores foram afetados pela varredura, que eliminou um total de 22 milhões de classificações de usuários da App Store. Em média, os aplicativos tiveram uma queda de 50% em suas notas nos países afetados.

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Os Estados Unidos foram os mais atingidos, com o desaparecimento de cerca de 10 milhões de classificações. O problema, porém, foi global, afetando todos os 155 países com suporte da Apple. China, Reino Unido, Coreia do Sul, Rússia e Austrália também sofreram um impacto notável.

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Alguns aplicativos foram prejudicados com mais força do que outros. O Hulu, por exemplo, perdeu 95% das avaliações nos EUA, enquanto o Dropbox e o Chase perderam 85%. Várias empresas afetadas pelo bug informaram que a remoção das classificações foram feitas sem o seu conhecimento. ESPN, Amex, Disneyland, Google Classroom, Hotels.com e My Disney Experience também foram atingidos.

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Problema resolvido

Dos mais de 300 aplicativos atingidos, mais da metade (154) sofreu uma queda de mais de 100 classificações, de acordo com a Appfigures. Para alguns dos desenvolvedores, o bug teve um efeito profundo na “classificação geral” do aplicativo. Muitos programas viram suas notas despencarem, o que poderia prejudicar a sua capacidade de obter downloads a partir dos resultados de pesquisa da App Store.

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Algumas das empresas impactadas e a própria Appfigures confirmaram que as classificações ausentes foram restauradas a partir de terça-feira. Estranhamente, um incidente semelhante ocorreu no ano passado, quando um bug sumiu com metade das classificações de milhares de aplicativos iOS em um fim de semana.

A Apple pediu desculpas pelo transtorno e explicou que o bug ocorreu durante uma manutenção de rotina na App Store. “Embora nenhuma avaliação tenha sido excluída, os dados exibidos aos usuários foram impactados por um período de tempo. Pedimos desculpas pelo transtorno causado. Todas as classificações e críticas foram restauradas”, acrescentou a empresa.

Fonte: TechCrunch