Desde o lançamento no meio de setembro, o iOS 13 vem sendo considerado um dos softwares com mais bugs já lançados pela Apple. Agora, um novo erro incomoda os usuários. Trata-se do fechamento de aplicativos minimizados.

Segundo o relato de diversos usuários, o iOS 13 vem fechando aplicativos em background do sistema de maneira agressiva, o que aparenta ser um problema de memória. Isso resultou em usuários perdendo progressos em apps após fazer a troca por um outro, que exige mais da memória: como a câmera ou o iMessage, mesmo que apenas por alguns segundos.

O site MacRumors tem um compilado de reclamações de usuários do iOS 13 sobre o bug. No entanto, com as otimizações de software e componentes melhores, esperávamos uma melhora nos aparelhos, e não o contrário.   

Ainda não é claro se isso é um bug no iOS 13 ou se algum erro referente à nova atualização, o iOS 13.2. Outra possibilidade é a forma que o software opera em iPhones mais antigos, contudo há reclamações de usuários de iPhone 11 e iPhone 11 Pro alegando que problemas na memória RAM ainda persistem. O mesmo ocorre com o iPad Pro. O novo sistema de câmera, com muitos elementos de computação gráfica e lentes extras, exige muito, especialmente nos modelos Pro, o que pode ser uma possível causa para o erro.

publicidade

O que mais incomoda os usuários é o fato de o fechamento dos aplicativos excluir o progresso recente, caso esteja no meio de uma tarefa, como escrevendo algum e-mail ou assistindo algum vídeo no YouTube. Alguns usuários relatam ter perdido um e-mail completo somente por ter aberto outro app, como a câmera ou o Spotify, enquanto outros citam o fato de os aplicativos abertos resetarem quando estão em background, em uma tentativa de controlar a memória RAM.

É difícil especificar onde está o problema, e talvez a Apple faça algo a respeito na próxima atualização. O designer e desenvolvedor Nick Heer disse, em uma publicação em seu blog, que esse não é um grande problema, como o que afetou os HomePod recentemente, mas é embaraçoso, principalmente pelo fato disso acontecer “o tempo todo no sistema do iOS 13”. Além disso, Heer citou que essa é uma das prioridades para a próxima atualização.