Segurança e Privacidade

Usuários Android constatam falha em backups do Google Drive

Alguns usuários de aparelhos Android relataram há nove meses que estavam tendo problemas para fazer backups do Google Drive. Ainda assim, o Google não resolveu ou sequer reconheceu o problema.

A falha afeta todos os dispositivos que contém Android 9 e 10. Em Configurações > Sistema > Backup, o usuário pode confirmar se o recurso está ativado, mas o botão para fazer o backup se encontra acinzentado e inacessível. Apesar disso, outras categorias de dados apontam que a pessoa está aguardando a cópia de segurança se concretizar. 

Causa e soluções

Desenvolvedores chegaram a uma conclusão sobre a origem do problema. Segundo eles, a falha se deve ao método de segurança da tela de bloqueio usada no aparelho, que criptografa os backups desde o Android 9 Pie

Caso o indivíduo tenha definido um código PIN padrão, impressão digital ou método de desbloqueio facial, os programadores sugerem a desativação momentânea para realizar o backup no Google Drive. Alguns usuários disseram que é preciso reiniciar os celulares ou limpar os dados do aplicativo do Drive. Grande parte deles relataram que após desabilitar o método de segurança, o botão de backup volta a ficar azul e seu funcionamento ocorre normalmente. 

Uma postagem de 30 de janeiro deste ano, do fórum XDA, sugere uma correção melhor a longo prazo, e que não requer a desabilitação da segurança da tela de bloqueio. Até o momento, essas foram as duas únicas soluções encontradas para corrigir o bug. 

Via: Android Police

Esta post foi modificado pela última vez em 25 de novembro de 2022 19:11

Compartilhar
Publicado por
Redação