A licença temporária que permite que empresas norte-americanas continuem negociando com a gigante chinesa Huawei deve ser estendida por 90 dias. O governo Trump deve emitir a extensão ainda hoje (18).

Já se sabia que o governo americano estava trabalhando em uma extensão inicial de cerca de duas semanas, e que estava estudando uma prorrogação até mais longa, mas ainda não havia sido finalizada em função de obstáculos regulatórios. Aparentemente, os planos do governo Trump mudaram no fim de semana e agora a ideia é renovar a licença temporária pelo mesmo período de 90 dias que prorrogou em agosto, de acordo com as fontes.

publicidade

Em maio desse ano, o Departamento de Comércio dos EUA adicionou a Huawei a uma lista negra de comércio, citando preocupações de segurança nacional. Em agosto, o país permitiu a empresa a comprar alguns produtos fabricados no país, buscando minimizar os problemas de seus clientes, muitos dos quais operam redes em áreas rurais dos EUA.

Na última sexta-feira, o secretário de comércio Wilbur Ross disse à Fox Business Network que algumas operadoras rurais precisam de licanças temporárias e dependem da Huawei para redes 3G e 4G.

publicidade

“Existem problemas suficientes com o serviço telefônico nas comunidades rurais – não queremos eliminá-las. Portanto, um dos principais objetivos das licenças gerias temporárias é permitir que as empresas rurais continuem operando”, disse Ross.

A Huawei, maior fabricante mundial de equipamentos de rede de telecomunicações, preferiu não comentar os rumores sobre a prorrogação da licença. O Departamento de Comércio dos EUA também não se manifestou sobre o assunto.

publicidade

 

Via: Reuters

publicidade