Huawei Mate X

Hands on: Mate X, o celular dobrável da Huawei

Alvaro Scola, editado por Liliane Nakagawa 14/11/2019 22h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Olhar Digital pôde testar o novo smartphone dobrável da Huawei e conta o que achou dele!

Os celulares dobráveis são uma das novas febres do momento, com grandes marcas investindo nesse tipo de design, usando tecnologia para criar visuais inovadores. Um dos mais aguardados é o Huawei Mate X, que além de ser dobrável, já conta com o suporte para conexão 5G.


Em um evento realizado hoje (14), em São Paulo, o Olhar Digital pôde ter o gostinho de testar o aparelho por algumas horas. Confira a seguir um teaser mostrando mais detalhes dele.

 

Primeiras impressões

O Huawei Mate X é um celular dobrável com duas telas, que quando abertas deixam o aparelho parecido com o tamanho de um tablet. No total, o celular pesa aproximadamente 290 gramas, o que lhe deixa um pouco pesado, mas isso não chegou a ser um incômodo em nosso teste.

Reprodução

Já outro detalhe que chama a atenção no corpo é a sua parte lateral, que é um tanto saliente e guarda as câmeras. Em um primeiro uso, estranhei a pegada do aparelho por conta dela, mas isso não chegou a me causar desconforto. Entretanto, quando o aparelho está dobrado, ele é bem grosso e isso pode incomodar algumas pessoas na hora de guardá-lo no bolso. Outro detalhe diferente é que o leitor de impressões digitais do Huawei Mate X fica no botão Power, que está na lateral do aparelho.

Reprodução

Em relação à qualidade da tela, o celular apresenta uma boa resolução e o Android também se mostra otimizado para alternar rapidamente entre o modo tablet e celular. Entretanto, ao passar o dedo na tela para usar o aparelho, o local onde o celular é dobrado fica com uma leve saliência de sua curvatura, o que pode ser um pouco incômodo, mas isso não é visível e também não afeta o seu funcionamento.

Rodar programas e jogos nele é uma tarefa bem agradável devido ao seu tamanho, sendo ele bem confortável para digitar e útil para fazer trabalhos. Como você deve imaginar, é possível usar ele como um celular comum ou como um tablet. Inclusive, caso você tenha o hábito de abrir mais de um programa ao mesmo tempo, algo diferente aqui é que os programas ficam separados em telas diferentes na vertical.

Reprodução

Para as câmeras traseiras, assim como outros aparelhos topo de linha da marca, a Huawei deixa o celular com três lentes principais, sendo uma wide de 40 megapixels, uma telegráfica de 8 megapixels e uma ultrawide de 16 megapixels. Aqui, infelizmente, não pudemos testar toda a sua capacidade, mas com poucas imagens capturadas, o resultado visto não decepcionou.

Reprodução

Inclusive, ainda na questão de imagens, algo bem positivo do aparelho, é que assim como smartphones de câmeras flip, o Huawei Mate X usa as suas lentes principais também para selfies. Já um recurso exclusivo bem interessante, é que ao estar dobrado, a pessoa que está tendo a sua imagem capturada pode ver a sua imagem em tempo real. Ou seja, ao menos em fotos, o Huawei Mate X segue a tendência da marca para capturar boas imagens.

Reprodução

Conclusão

O celular dobrável da Huawei traz um desempenho ótimo e mantém a famosa qualidade das câmeras, que a empresa chinesa trouxe para seus outros equipamentos. As funções em relação a tela ser dobrável talvez não seja útil para todo mundo, mas com certeza é bem útil para quem trabalha e gostaria de mais espaço para realizar as suas atividades com conforto e precisão.

Em nossa opinião, o único ponto que realmente poderia ser melhorado no aparelho é a saliência da tela, que como mencionado, não interfere na precisão dos comandos touch dados a ela. Por enquanto, ainda não existe uma previsão ou confirmação do lançamento do Huawei Mate X no Brasil.

Ficha técnica

  • Display OLED de 8.0 polegadas aberto;
  • Processador Octa-core HiSilicon Kirin 980 (7 nm);
  • GPU Mali G76;
  • 8 GB de memória RAM;
  • 512 GB de espaço para armazenamento;
  • Bateria de 4.500 mAh.
Smartphones Huawei smartphone smartphone dobrável mate x huawei
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você