Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Sussex, na Inglaterra, desenvolveu um novo tipo de “tela holográfica” que pode exibir objetos tridimensionais acompanhados por som e sensação tátil.

A tecnologia, chamada Multimodal Acoustic Trap Display (MATD, ou Tela Multimodal de Armadilha Acústica), funciona baseada no princípio do levitação acústica, que usa ultrassom para fazer um pequeno objeto flutuar em pleno ar. No MATD o objeto é uma esfera de isopor de 2 mm de diâmetro, que iluminada com luzes de diferentes cores age como um “pixel”

publicidade

Os cientistas exploram o fenômeno de persistência da visão, o mesmo que faz com que vejamos movimento em uma série de imagens estáticas, e movem o pixel no espaço tridimensional. O deslocamento é tão rápido que em vez de um pequeno ponto vemos linhas luminosas, que são usadas para formar a imagem.

publicidade

As mesmas frequências ultrassônicas usadas para levitar a esfera podem ser usadas para produzir som em frequências audíveis, ou estimular o tato e fazer com que o usuário sinta estar interagindo com um objeto real.

Reprodução

publicidade

Amostras de imagens geradas pelo MATD

No momento o MATD é capaz de criar apenas objetos simples. O próximo passo, segundo os pesquisadores, é controlar múltiplos “pixels” para aumentar a complexidade das cenas.

publicidade

Fonte: Futurism