Imagens do que promete ser o DualShock 5 foram publicadas nesta segunda-feira (18) no site do escritório de uma das patentes do Japão da Sony Interactive Entertainment (SIE). Elas também correspondem a uma descrição do protótipo controle do PS5 em um artigo da Wired, que o descreve como “muito como o DualsShock do PS4“.

A patente destaca especificamente um microfone, mas as imagens de comparação postadas on-line mostram que há muitas mudanças sutis entre o controle na imagem e o DualShock 4. Entre elas, um botão de gatilho maior, analógicos um pouco menores, uma porta USB e nenhuma barra de luz.

 

Foto: Resetera

publicidade

protótipo do controle do PS5 que está atualmente sendo enviado aos desenvolvedores é descrito como um “dispositivo preto fosco” que se parece muito com o DualShock 4 do PS4, mas com algumas adições e melhorias significativas confirmadas pela Sony. Por exemplo, o novo controle possui “gatilhos adaptáveis”, que a SIE afirma poder oferecer níveis variados de resistência para fazer com que as mecânicas do jogo, como atirar um arco e flecha, pareçam mais realistas.

O controle do PS5 também mudará para USB-C o carregador, incluindo um feedback háptico e um alto-falante aprimorado, que juntos podem ativar “efeitos surpreendentes”, afirma a Wired.

Foto: Resetera

Em uma série de demonstrações de publicidade realizadas em outubro, um personagem percorreu um trajeto com várias superfícies diferentes e, segundo a Wired, proporcionou experiências distintas e táteis. “A areia parecia lenta e escorregadia; a lama parecia lenta e empapada. No gelo, uma resposta de alta frequência fez os polegares realmente parecerem que meu personagem estava deslizando. Pulando em uma piscina, senti a resistência da água”, afirma.

Além disso, a bateria de maior capacidade e os motores hápticos do controle do PS5 o tornaram um pouco mais pesado que o DualShock 4. Porém, o gerente de produto Toshi Aoki afirmou que a versão final será um pouco mais leve do que o atual controle Xbox “com baterias”.

Vale lembrar que a Sony confirmou que a tecnologia de ray-tracing será acelerada por hardware e que o console será baseado em disco, contará com uma interface de usuário “completamente renovada”, permitirá a instalação de jogos configuráveis e vai suportar gráficos de 8K. Além disso, o PS5 será compatível com os jogos do PS4 e suportará o visor de realidade virtual PlayStation VR.

Via: Videogames Chronicle