Em um ano repleto de smartphones dobráveis, a LG resolveu patentear o inverso: um telefone com tela retrátil. A patente foi registrada no Escritório Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) como um “telefone celular“. Na sexta-feira (15), a patente foi publicada, juntamente com 11 imagens de produtos, nas quais o dispositivo é mostrado por todos os lados.

Na sua forma compactada, o celular é estreito, além de muito fino, para ser levado com facilidade pelo usuário. Não há entalhe no topo. A borda do quadro também é muito estreita, dando resistência lateral e uma aparência mais elegante.

publicidade

Ao puxar o dispositivo, a tela fica com quase o dobro da largura, ideal para leitura. No entanto, a descrição da patente afirma claramente que é um telefone celular, não um eReader. Porém, ainda não está claro quais componentes como a câmera e outros sensores serão processados nesse smartphone.

Reprodução/Let's Go Digital

publicidade

Na parte traseira, a estrutura é focada em oferecer uma boa aderência. Por se tratar de uma patente de design, não há maiores explicações sobre como a tela pode ser puxada, nem como ela é mantida no lugar quando deslocada para dentro e para fora. 

Não é a primeira vez que esse produto é projetado. Em 2005, a startup holandesa Polymer Vision mostrou um conceito especial do Readius eBook Reader. Três anos depois, esse dispositivo foi de fato introduzido. Contudo, por falta de financiamento para lançar o produto, ele acabou sendo esquecido e nunca chegou ao mercado.

publicidade

Reprodução

A patente registrada pela LG em 2017 lembrava o Readius eBook Reader em design. Desta vez, porém, a fabricante coreana minimizou as bordas do quadro para criar um dispositivo totalmente diferente, mais moderno e portátil.

publicidade

Vários modelos de smartphones com uma tela relativamente longa e estreita foram produzidos neste ano. A Sony estabeleceu o padrão com seus principais modelos do Sony Xperia, cuja tela tem as dimensões 21:9. O recém lançado Motorola Razr também possui uma proporção semelhante. Os esboços do celular da LG não deixam claras as dimensões da tela.

Via: Let’s Go Digital