Após anos de especulação de fãs, teorias conspiratórias das mais malucas e decepções, a Valve finalmente anunciou um novo jogo da série “Half-Life”… mas não é “Half-Life 3”. A empresa divulgou o trailer de “Half-Life: Alyx”, um game desenvolvido pensado para realidade virtual, marcando o primeiro conteúdo novo da franquia em 12 anos.

Existe um motivo claro pelo qual o novo jogo não tem o número 3 acoplado ao nome. “Alyx” não é uma sequência de “Half-Life 2” e suas expansões “Episode 1” e Episode 2”, mas sim uma história nova que se passa entre o primeiro jogo da série e o segundo.

publicidade

Em entrevista ao jornalista Geoff Keighley, a equipe responsável por “Half-Life: Alyx” explica que a ideia de desenvolver o jogo nasceu do interesse em alavancar a tecnologia de realidade virtual com um nome forte. A Valve chegou a cogitar um novo game da série “Portal”, mas no fim das contas optou por “Half-Life”.

publicidade

Alguns fãs podem estar decepcionados pelo fato de o novo game não ser a sequência direta dos games lançados ainda na década passada. No entanto, na entrevista, a equipe da Valve se mostrou assustada com a perspectiva de tornar realidade o jogo que já se tornou praticamente uma “lenda urbana”. “Quando começamos isso em 2016, ‘Half-Life 3’ era um prospecto assustadoramente intimidador”, diz Robin Walker, designer de jogos na Valve, apontando que uma sequência propriamente dita da franquia seria um projeto gigantesco que deveria responder às expectativas de uma legião de fãs, enquanto “Alyx” é um projeto consideravelmente mais modesto.

Isso não significa que um “Half-Life 3” não possa existir, no entanto. David Speyrer, programador da Valve, dá a entender que novos planos para a franquia podem surgir dependendo do sucesso de “Alyx”, sem cravar nada sobre um terceiro capítulo. “Nós queremos lançar isso e ver como o mundo reage antes de fazermos planos concretos sobre o que faremos em seguida”.

publicidade

Ao site The Verge, Speyrer também revelou algumas coisas importantes sobre “Alyx”:

  1. Não é uma história paralela, nem episódica; é a próxima parte da história de “Half-Life” em um jogo que tem a aproximadamente a mesma duração de “Half-Life 2”;
  2. Apesar de se passar antes dos eventos de “Half-Life 2”, recomendamos que você jogue até o final de “Half-Life 2: Episode 2” antes de jogar “Half-Life: Alyx” por razões que ficarão mais claras conforme você progredir no jogo;
  3. Teremos que esperar para ver como as pessoas reagem a “Half-Life: Alyx” quando for lançado, mas adoraríamos continuar a avançar

“Half-Life: Alyx” já tem previsão de lançamento. O game poderá ser jogado em março de 2020, e está disponível para reserva no Steam por R$ 100, mas é importante lembrar que também é necessário um equipamento de realidade virtual compatível, incluindo visores como o Oculus Rift e o HTC Vive e controles de movimento.