Em uma livestream fechada (com pedido de nome completo e e-mail), Elon Musk revelou a primeira picape elétrica da Tesla, também conhecida como “Cybertruck”, na noite desta quinta-feira (21), em Los Angeles, Califórnia. 

Reprodução

Como vinha revelando, o mais novo modelo inspira-se em um design de “cyberpunk futurista, estilo Blade Runner”, como várias vezes Musk tuitou. O automóvel com seis lugares, segundo o CEO, é o seu projeto favorito dentre todos os que a Tesla está trabalhando. Veja o vídeo da apresentação:

publicidade

Na apresentação, Musk fez o caminhão andar pelo palco para demonstrar sua robustez. Testes de resistência com uma marreta foram demonstradas pelo próprio chefe de design da Tesla, Franz von Holzhausen, que bateu na porta do caminhão várias vezes, alegando que era praticamente à prova de balas.

Reprodução

No telão, o CEO da Tesla também mostrou o automóvel vencendo um cabo de guerra com um Ford F150, além de uma corrida de arrancada com um Porsche 911. 

No entanto, quando ele tentou mostrar como o vidro era à prova de quebra, as coisas deram errado. Uma bola de metal lançada por Holzhausen quebrou as duas janelas do caminhão. “Nós vamos consertar isso no correio”, brincou Musk. 

Reprodução

Com capacidade de 250 kW, a “Cybertruck” virá com uma tomada a bordo de voltagem dupla (110 V/220 V) e terá disponível mais de 14 mil Superchargers (locais para recarregar a bateria de veículos Tesla) espalhados pelo país.

-> Tesla S, 3, X, Y e mais: conheça todos os veículos da montadora

O caminhão virá em três versões com 250 milhas, 300 milhas e 500 milhas de alcance, respectivamente. Ele custará a partir de US$ 39.900, segundo Musk. O automóvel não sairá da linha de montagem até o final de 2021, e as encomendas podem ser feitas pelo link “tesla.com/cybertruck“.

Reprodução

Na demonstração final, Elon Musk disse que a Tesla também fabricou um ATV elétrico. Um piloto o dirigiu para a caçamba da picape, mostrando a capacidade da suspensão adaptativa de inclinar para trás e facilitar o carregamento, bem como a capacidade de carregar o veículo com o mesmo estilo. Não se sabe se o ATV será ou não uma opção.

Reprodução

O CEO passou a maior parte desse década cutucando a ideia de uma caminhonete Tesla. Em 2012, disse que “adoraria fazer um super caminhão da Tesla” com “torque louco” e “suspensão pneumática dinâmica”. Em 2013, revelou ao Business Insider que a empresa estava realmente planejando fazer uma. A picape foi apresentada em seu segundo “plano diretor” para Tesla, que ele publicou em 2016.

Via: The Verge/Engadget/CNET