Tesla Model 3

S, 3, X, Y e mais: conheça todos os carros da Tesla!

Rafael Rigues 14/01/2020 16h01
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O Model 3 é o carro elétrico mais vendido na história dos EUA, mas você conhece os outros carros da Tesla? Apresentamos para você!

Fundada por dois engenheiros (e não por Elon Musk, como muita gente pensa) em julho de 2003, a Tesla nasceu com a missão de provar que um carro elétrico para o dia-a-dia era um conceito viável. Hoje ela é uma das grandes montadoras nos EUA e prova de que a tecnologia elétrica pode ser não apenas viável, mas também altamente desejável.


Veículos como o Model 3 são notícia constante e lideram as listas de carros mais vendidos nos EUA. Mas você sabia que a Tesla já produziu quatro outros carros, e tem mais quatro em vários estágios de desenvolvimento? Venha conosco conhecer todos os carros da Tesla.

Tesla Roadster

O primeiro carro produzido pela Tesla foi o Roadster, um esportivo de dois assentos lançado em 2008 e produzido até 2012. Baseado no chassi do Lotus Elise, o Roadster foi o primeiro veículo totalmente elétrico com baterias de íons de lítio a circular legalmente pelas estradas nos EUA, e também o primeiro veículo totalmente elétrico capaz de viajar mais de 320 km com uma carga de suas baterias.

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Durante os 4 anos de produção o Roadster recebeu vários upgrades de hardware, que refinaram o design e melhoraram a dirigibilidade e autonomia. O último, chamado Roadster 3.0, inclui um novo conjunto de baterias com capacidade 50% maior que o original e foi anunciado em 2014, dois anos após a produção das últimas unidades.

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Ao todo a Tesla produziu 2,450 unidades do Roadster, que foram vendidas em 30 países. Destas, o Roadster pessoal de Elon Musk é o que foi mais “longe”: foi lançado ao espaço a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX em 6 de fevereiro de 2018, e atualmente está em órbita ao redor do Sol.

Model S

Anunciado em 2009 (com as primeiras unidades entregues em 2012) o Model S foi o primeiro grande sucesso da Tesla, colocando a empresa no rol das grandes montadoras dos EUA. Em setembro de 2018 a fabricante atingiu a marca de 250 mil unidades deste modelo vendidas em todo o mundo.

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O sedã de 5 portas coleciona prêmios, incluindo o título de “carro do ano” em várias publicações. Assim como o Roadster, o Model S recebeu vários upgrades e modificações durante sua produção. O modelo original tinha velocidade máxima de 180 km/h, acelerava de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e tinha autonomia de 224 km. O atual P100D com o modo “Ludicrous” chega a 262 km/h, vai de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e tem autonomia de 555 km.

O Model S foi o primeiro carro da Tesla com piloto automático (Autopilot): o hardware necessário foi incluso nas unidades produzidas a partir de setembro de 2014.

Model X

Facilmente reconhecível por suas portas no estilo “asa de gaivota”, que se abrem para cima, o Model X foi mostrado pela primeira vez em 2012. As primeiras unidades foram entregues em 2015, em um processo de produção que foi adiado várias vezes e colocou em dúvida a capacidade da Tesla.

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Além disso, problemas com o controle de qualidade dos veículos, que levaram a três recalls, ameaçaram a imagem da montadora, que admite que foi “ambiciosa demais” em algumas de suas metas de produção e características do projeto. Entretanto, as falhas foram superadas e o veículo foi bem-recebido. Em setembro de 2018 a Tesla ultrapassou a marca de 100.000 unidades do Model X entregues.

O Model X é conhecido pela potência de seu motor, e já rebocou sozinho um Boeing 787 (veja abaixo) e venceu um cabo de guerra contra uma caminhonete Ford F-150. Opcionalmente, o carro pode ser equipado com o hardware necessário para direção completamente autônoma, embora o software para isso ainda não tenha sido lançado pela Tesla.

Model 3

O Model 3 foi projetado para ser um modelo de baixo custo (bem, tão baixo quanto um carro equipado com milhares de baterias e dezenas de computadores pode custar), originalmente chamado de Model E.

Infelizmente a marca “Model E” já havia sido registrada pela Ford, então a Tesla optou por “Model 3”. O veículo foi anunciado em março de 2016, e uma semana após seu anúncio há havia 325 mil unidades reservadas na pré-venda. Em julho de 2017, o número já havia chegado a 500 mil unidades.

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Com o lançamento do modelo “Standard Range” em fevereiro de 2019 a Tesla atingiu seu objetivo de oferecer um veículo completamente elétrico por US$ 35.000, e o Model 3 conquistou o título de “carro elétrico mais vendido na história dos EUA”, mesmo considerando híbridos como o Chevy Volt.

Model Y

Apresentado em março passado, o Model Y é baseado na mesma plataforma do Model 3, mas ainda não entrou em produção em larga escala. Com ele, a linha de produtos da Tesla completa uma piada típica do humor de Musk: “S, 3, X, Y

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O Model Y comportará até 7 pessoas (em 3 fileiras) e terá autonomia de até 480 km. Será fabricado na fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia, e posteriormente também na “Gigafábrica” da empresa em Berlim.

Tesla Semi

O caminhão elétrico da Tesla foi apresentado ao público em novembro de 2017, mas que ainda não entrou em produção. Usará quatro motores do Tesla Model 3 e terá uma versão aprimorada do software Autopilot, oferecendo mais segurança ao motorista. Estará disponível em versões com autonomia de 480 e 800 km.

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Cybertruck

A picape elétrica da Tesla cativou a imaginação do público durante meses, graças a declarações de Musk afirmando que ela teria um design “saído de Blade Runner”. Ele não estava brincando: o design anguloso e “brutalista” evoca o futurismo dos anos 80 e divide opiniões, embora simulações em software comprovem que, aerodinamicamente, ele tem vantagens.

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O Cybertruck ficou famoso por um incidente durante sua apresentação, quando seu designer arremessou uma bola de aço para demonstrar as janelas “inquebráveis” e elas quebraram, duas vezes. Musk pareceu levar tudo na brincadeira, e compartilhou no Twitter um vídeo, feito horas antes do incidente, mostrando as janelas sobrevivendo ao impacto durante um ensaio. A Tesla aproveitou a publicidade, e está vendendo camisetas do Cybertruck com a imagem da janela quebrada.

Durante a apresentação do Cybertruck a Tesla também mostrou “mais uma coisa” no palco: o Cyberquad, um quadriciclo completamente elétrico que pode ser recarregado na caçamba do Cybertruck. Embora a empresa afirme que tem planos para comercializar o veículo, não há muitas informações sobre ele.

Roadster 2020

Esta será uma versão modernizada do Tesla Roadster, desta vez com um chassi próprio e equipado com toda a tecnologia desenvolvida pela Tesla nos últimos 8 anos, desde que o modelo original saiu de produção.

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Segundo Musk, o novo Roadster será um supercarro, capaz de fazer inveja a muitas Ferrari e Lamborghini por aí. O modelo com bateria de 200 kWh terá autonomia de 1.000 quilômetros com uma carga, velocidade máxima de 400 km/h e será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,9 segundos.


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