Os primeiros dias do Stadia, o serviço de jogos por streaming do Google, não estão sendo fáceis. Além das análises relatando problemas sérios de latência, instabilidades e até mesmo acusações de mentiras sobre a resolução de vídeo dos jogos, agora surge a informação de que os games podem estar causar superaquecimento no Chromecast Ultra necessário para acessar os jogos em uma TV.

No Reddit, alguns usuários do Stadia apresentaram reclamações bastante similares. Enquanto estão jogando, o Chromecast simplesmente desliga, interrompendo o gameplay por problemas de temperatura excessiva.

Em teoria, isso não deveria acontecer. O Chromecast não chega a processar o jogo localmente como faz um console ou um PC, o que deveria fazer com que ele aquecesse; ele só reproduz um vídeo do jogo vindo diretamente dos servidores, o que não seria muito diferente de transmitir um vídeo do YouTube.

O Google se defendeu afirmando ter testado extensivamente o Chromecast Ultra para reproduzir jogos do Stadia e que não observou nenhum problema de superaquecimento. No próprio Reddit, uma representante explicou que é normal que os dispositivos esquentem durante o uso, mas não ao ponto de desligarem sozinhos durante o uso. A empresa também não tentou explicar ou se mostrou interessada em investigar os relatos de superaquecimento.

publicidade

Isso dito, mesmo antes do Stadia, relatos de superaquecimento no Chromecast não são incomuns, bastando uma breve busca no Google para confirmar uma série de casos. O fato de que jogos de videogame tendem a manter o usuário na frente da TV por longos períodos podem fazer com que essa limitação do dispositivo fique mais evidente.