Manter o computador sempre atualizado é bastante importante. Os updates são responsáveis por trazer correções de problemas que podem representar ameaças à segurança de seus usuários. Porém, a Microsoft impediu que alguns computadores atualizassem automaticamente, fazendo com que o Windows não recebesse o update v1909, do Windows 10, de novembro.

Isso ocorreu principalmente em usuários que possuem o antivírus Avast e AVG desatualizados. A empresa se justificou e disse que essa foi uma medida para impedir que houvesse qualquer tipo de incompatibilidade de sistema. Além disso, a empresa orienta a não forçar a atualização se os drivers não estiverem atualizados para que o sistema não deixe de funcionar.

publicidade

Além dos antivírus, usuários que possuem drivers Wi-Fi da Qualcomm estão impossibilitados de realizar a atualização de sistema. Essas limitações impedem até mesmo sua atualização manual.

Uma reportagem do site ZDNet apurou que existem usuários que não conseguem atualizar seus computadores há meses, fazendo com que o sistema fique ultrapassado e vulnerável a ameaças.
De acordo com a Microsoft, para resolver a questão, basta que o usuário atualize todos os drivers de seus programas antes de tentar aplicar o update do Windows 10.

publicidade

AVG e Avast

Essa atualização do sistema parece entrar em conflito com o AVG e Avast que executam a versão 19.5 ou anterior dos sistemas: Avast Premium Security, Avast Premier, Avast Internet Security, Avast Free Antivirus, AVG Ultimate, AVG Internet Security e AVG Antivirus Free.

Ambos os softwares têm páginas de suporte que incluem links para as atualizações mais recentes, além de manuais de instalação apropriados.

publicidade

Qualcomm Wi-Fi

Para quem não utiliza nenhum dos antivírus citados – ou eles já estão atualizados – e, mesmo assim o Windows exibe uma mensagem de erro ao atualizar, o conflito pode ocorrer no driver Wi-Fi do computador.

Para corrigir isso, os usuários podem seguir o seguinte tutorial:

publicidade
  • Abrir a caixa de pesquisa da barra de tarefas do Windows e procurar por “Gerenciador de dispositivos”.
  • Rolar para baixo até a opção “Adaptadores de rede” e clicar no ícone de seta para mostrar todos os componentes instalados.
  • Encontrar o dispositivo Qualcomm na lista, clicar com o botão direito do mouse sobre o nome e selecionar “Atualizar driver”.
  • Clicar em “Procurar automaticamente drivers atualizados”.

Após seguir os passos, basta aguardar que o processo seja concluído. Se o driver for instalado corretamente, o usuário pode tentar atualizar o Windows novamente. Caso uma mensagem de erro seja exibida, talvez seja necessário realizar o processo manualmente.

Posicionamento da Avast

Conforme observado em nossas mensagens de serviços, tanto para Avast quanto AVG, os usuários que estão utilizando versões anteriores do nosso software precisam primeiro atualizar o antivírus antes de realizar atualizações para as versões mais recentes do sistema operacional da Microsoft. Qualquer aplicativo Avast ou AVG, que contenha o antivirus versão 19.5.4444.567 ou anterior, pode ser afetado quando houver a tentativa de atualização para o Windows 10 1903 ou Windows 10 1909. A Avast e a Microsoft sempre trabalharam juntas para solucionar questões como esta, por meio de um processo controlado. Embora isso possa afetar menos de 1% da base de clientes Avast e AVG, a segurança de todos os nossos clientes é a nossa prioridade absoluta, e é importante que eles usem as versões mais atuais dos nossos produtos para obter os recursos mais recentes e garantir proteção completa“.

Via: LifeHacker