O aplicativo Hand Talk é muito utilizado na tradução de textos para Libras. Inclusive, o Olhar Digital possui uma parceria com a empresa para oferecer a tradução de todo o conteúdo do site para a Língua Brasileira de Sinais. Por meio do simpático assistente virtual Hugo, todos os textos do site se tornam acessíveis aos deficientes auditivos.

Além do assistente em si, a empresa possui um aplicativo gratuito que funciona como um dicionário de bolso para a tradução de textos e áudios. Para oferecer uma forma de utilização personalizada, a empresa responsável pelo Hand Talk lançou a Loja do Hugo, que permite a personalização da aparência básica do personagem dentro do aplicativo.

Dentre as novas opções disponíveis, é possível vestir o personagem com diferentes camisetas, gravatas, conjuntos e até mesmo modificar a imagem de fundo. Em sua loja, também é possível encontrar camisetas de times de futebol, e roupas temáticas, como a de Papai Noel para o Natal. 

Atualmente, o aplicativo da Hand Talk possui mais de três milhões de downloads e foi eleito o melhor app social do mundo pela ONU. O sistema representa um passo importante para a comunicação escrita entre um interlocutor e a comunidade surda, já que estimativas apontam que 80% dos surdos do mundo têm alguma dificuldade em entender línguas escritas.

Como fazer?

Para selecionar as novas roupas para o Hugo, basta clicar no ícone de carrinho de compras localizado no canto superior direito da tela inicial do aplicativo:

Foto: Hand Talk

Também é possível acessar a Loja do Hugo ao clicar no canto superior esquerdo, e selecionar a opção “Loja do Hugo”:

Foto: Hand Talk

O aplicativo pode ser utilizado por estudantes de Libras e pessoas que se interessam em aprender os diferentes sinais ensinados pelo Hugo. O app está disponível para Android e iOS e, como dito, pode ser baixado gratuitamente.