A Plus.ai, startup do Vale do Silício, acaba de enviar cerca de 18 mil kg de manteiga da Califórnia para a Pensilvânia em menos de três dias, usando um caminhão de carga autônomo. A distância é de 2,8 mil milhas (cerca de 4,5 mil km). Um motorista de segurança estava disponível em caso de emergências enquanto um engenheiro observava a operação.

“Queríamos demonstrar a segurança, confiabilidade e maturidade de todo o sistema”, disse Shawn Kerrigan, co-fundador da Plus.ai. Segundo ele, o caminhão autônomo fez apenas paradas programadas, sem “desligamentos” ou imprevistos com o sistema de direção automática

 

 

publicidade

Outras empresas, como a UPS e a Volvo, também estão testando caminhões autônomos, mas ainda não tentaram uma jornada que cruze os EUA.

Reprodução

Trajeto realizado pelo caminhão autônomo – Foto: Google Maps

Graças ao período de Ação de Graças, a demanda por manteiga aumenta todos os anos nos EUA. “Ser capaz de atender a esse pico de demanda com uma solução de transporte de frete com custo acessível será tremendamente valioso para os nossos negócios”, disse Yone Dewberry, chefe de suprimentos da Land O’Lakes.

O caminhão superou chuva e neve, subiu mais de 3 mil metros de altitude e passou por estradas rochosas durante sua jornada de três dias.

 

Via: Futurism