Elon Musk, CEO da Tesla, voltou a falar sobre sua ideia de transformar uma área de quase 26 mil quilômetros quadrados de deserto, nos Estados Unidos, em uma fazenda solar para abastecer o país inteiro. Em uma resposta a um artigo sobre Bill Gates questionando a eficiência da energia solar no Twitter, Musk afirmou que “tudo o que você precisa é de um trecho de 100 por 100 milhas em um canto deserto de Arizona, Texas ou Utah para abastecer todo o EUA”.

O empresário falou pela primeira vez sobre a ideia em 2015 e voltou a mencioná-la em 2017. “As baterias necessárias para armazenar energia, para que você tenha carga 24 horas, 7 dias por semana, são 1,6km por 1,6km”, afirmou em 2017.

Musk também se vinculou a um post da University College London, no qual o pesquisador de energia Andrew Smith fez alguns cálculos e descobriu que uma área de 10 mil quilômetros quadrados poderia gerar cerca de 500 GW com 21% de eficiência. Isso é mais que o consumo médio anual dos EUA, que é de 425 GW.

Porém, esse seria um mega projeto e extremamente custoso. Para cobrir essa área com os painéis solares da Tesla, seriam gastos, aproximadamente, seis trilhões de painéis solares, e algo em torno de 24 trilhões de reais, segundo a Popular Mechanics.

publicidade

Via: Futurism