O universo geek ganha cada vez mais espaço no mercado cinematográfico. A produção de filmes da cultura nerd sempre existiu, mas com a chegada das streamings e o avanço da tecnologia, o tema ganhou força e, em alguns casos, chegou a receber prêmios renomados de cinema. Para relembrar algumas obras marcantes, reunimos em uma lista os 53 melhores filmes geek da última década (ou pelo menos os significativos). Confira na íntegra:

Gravidade

Reprodução

Vencedor do Oscar sete vezes, este filme de ficção científica, produzido em 2013, é uma “saga espacial deslumbrante que decola para novas fronteiras técnicas sem deixar sua humanidade para trás”, afirmou a Total Film.

Sombra Lunar

 

Reprodução

Original Netflix, lançado em 2019, traz uma história de ficção cativante e misteriosa. O filme tem uma pitada de ação, viagem no tempo e muito suspense. 

Your Name

Reprodução

Animação japonesa, lançada em 2017, ganhou admiração de diversas pessoas pelo mundo. A produção, além de linda visualmente, traz um romance multidimensional marcante para a cultura geek.

Mad Max: Estrada da Fúria

Reprodução

A quarta sequência da franquia Mad Max é um “futuro de fogo e sangue incrivelmente pintado e coberto de areia”, escreve a Cnet.

Pantera Negra

Reprodução

A estreia no cinema de Pantera Negra foi “um evento cultural que será difícil para a Marvel superar”, de acordo com a GameSpot.

Vingadores Guerra Infinita

Reprodução

O último filme da saga Vingadores foi o maior crossover se super-heróis da história do cinema. A trama quase bateu a bilheteria de Avatar. 

Homem-Aranha no Aranhaverso

Reprodução

O filme, lançado em 2018, ganhou o Oscar de Melhor Animação e se tornou um “clássico instantâneo”, de acordo com a GameSpot.

Guerra nas Estrelas: Os Últimos Jedi

Reprodução

A sequência de Despertar da Força é emocionante. Os efeitos especiais são divinos e todos os fãs da saga Star Wars se emocionaram.

Looper

Reprodução

Este filme de ficção científica de 2012, estrelado por Bruce Willis e Joseph Gordon-Levitt, é cativante e repleto de ação. Prato cheio para o público geek.

Primeiro Homem

Reprodução

Com base no livro “Primeiro Homem: A Vida de Neil A. Armstrong”, esta cinebiografia, lançada em 2018, é inspiradora para o público nerd.

Snowpiercer

Reprodução

“O Snowpiercer foi trazido para a tela com uma habilidade narrativa sólida, personagens cuidadosamente desenhados e – acima de tudo – respeito pela inteligência do público”, disse a Variety.

LEGO: O Filme

Reprodução

O primeiro filme da franquia LEGO é “perversamente inteligente e engraçado”, de acordo com a Rolling Stone.

Bird Box

Reprodução

O filme, original Netflix e lançado em 2018, foi imensamente criticado por uns, e amado incondicionalmente por outros. Embora existam metáforas sobre os acontecimentos da obra, a produção ainda assim traz um universo pós apocalíptico bem consistente e envolvente.

Um Lugar Silencioso

Reprodução

O filme de terror, lançado em 2018, retrata de forma única um mundo pós apocalíptico, onde sons atraem monstros sobrenaturais.

Star Wars: O Despertar da Força (Sequências)

Reprodução

O primeiro filme da trilogia de Star Wars, anunciado em 2015, “bombeia nova energia e vida em uma franquia consagrada, de uma maneira que ressuscita velhos prazeres e agrada pelas novas direções”, segundo o The Hollywood Reporter.

Us

Reprodução

O mais recente filme de terror de Jordan Peele, lançado em 2019, é uma exploração brilhante da sociedade e, principalmente, dos efeitos colaterais por explorar a tecnologia e a indiferença humana.

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II

Reprodução

O último filme da franquia Harry Potter, lançado em 2011, é o “fim épico e apaixonado que a saga merece”, disse o San Francisco Chronicle.

A Chegada

Reprodução

O filme, lançado em 2016, é uma parábola interessante sobre relações humanas e os limites sociais.

Blade Runner 2049

Reprodução

A sequência de Blade Runner, lançada em 2017, oferece uma experiência intensa e digna, de acordo com os filmes anteriores. 

 

O Marciano

Reprodução

Este filme de ficção científica de 2015, baseado no romance de mesmo nome, é um “filme extremamente divertido”, para a República do Arizona.

Incríveis 2

Reprodução

Depois de esperar mais de 10 anos, o filme “Os Incríveis” lançou sua sequência, em 2018. A animação superou às expectativas e encantou todas as gerações geeks possíveis.

Ad Astra

Reprodução

Brad Pitt interpreta um astronauta que busca seu pai desaparecido no sistema solar. Neste drama de ficção científica, lançado em 2019, o público geek se sentiu agradado pela representação espacial e efeitos especiais.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Reprodução

A sequência do Cavaleiro das Trevas “encerra a história do Batman de uma maneira enorme e satisfatória”, segundo a República do Arizona.

Coringa

Reprodução

O filme Coringa, lançado em 2019, tem grandes chances de levar um Oscar, mais precisamente o ator Joaquim Phoenix. A produção é significante para a cultura geek, tanto pelo personagem ser inspirado em hq’s, como pela descrição fúnebre de uma sociedade em decadência. 

Aniquilação

Reprodução

Baseado no romance de mesmo nome, Annihilation, o filme, lançado em 2018, é “mais do que meros efeitos visuais, e chocará, fascinará e assombrará qualquer pessoa que assistir”, de acordo com o The Guardian.

Interestelar

Reprodução

Um dos filmes mais marcantes da década é Interestelar. Lançado em 2014, o filme se passa no espaço e traz diversos fenômenos, além de especulações sobre física e astrofísica. 

Ex Machina

Reprodução

Este thriller de ficção científica, lançado em 2014, é um “filme inteligente com uma atuação maravilhosa de Oscar Isaac”, diz The Globe and Mail.

Logan

Reprodução

O terceiro e último filme da trilogia Wolverine, lançado em 2017,  “eleva seu gênero, tendo sucesso exatamente porque é diferente e se esforça para ser o que os fãs de filmes de Wolverine sempre quiseram ver”, por GameSpot.

O Presente

Reprodução

O presente é um “thriller adulto inteligente”, segundo o Movie Nation.

A Menina com a Tatuagem de Dragão

Reprodução

Este thriller, lançado em 2010, é baseado no romance de mesmo nome. O filme é “envolvente o suficiente para superar suas falhas”, diz o San Francisco Chronicle.

Como Treinar o seu Dragão

Reprodução

Os 3 filmes de Como Treinar o seu Dragão são estupendos. Misturando animação, vikings e dragões, a obra oferece um prato cheio para a cultura nerd.

Guardiões da Galáxia

Reprodução

Os 2 filmes da saga acabaram se tornando os melhores do universo Marvel. Com uma pitada de viagens no universo e super-heróis, as tramas deram super certo na visão do público. 

Jogos Vorazes

Reprodução

Jogos Vorazes é, sem dúvidas, uma das melhores adaptações de livros. Os filmes trazem um universo decadente e tudo que um nerd espera: ação.

Mulher Maravilha

Reprodução

O filme da DC, lançado em 2017, trouxe uma representatividade incrível (além das ótimas cenas de ação).

Scott Pilgrim contra o Mundo

Reprodução

Um dos filmes mais clássicos da cultura nerd é Scott Pilgrim, lançado em 2010. Baseado nas histórias em quadrinhos, a trama reúne todos os aspectos geeks possíveis e imagináveis. 

Alien: Covenant

Reprodução

Um dos clássicos de ficção científica não poderia ficar fora da lista. O último filme, lançado em 2017, segue a mesma linha “alienígena” de todos seus antecessores. 

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Reprodução

Uma das sagas mais marcantes da cultura geek é Senhor dos Anéis. Como continuação de sucesso, O Hobbit: Uma jornada inesperada foi lançado em 2012 no intuito de agradar os antigos fãs das tramas. 

Tron: O Legado

Reprodução

Baseado no clássico Tron, o filme, lançado em 2010, traz de forma precisa todo o universo “gamificado” e tecnológico da obra original. 

Invasão Zumbi

Reprodução

O filme, lançado em 2016, chegou sem grandes alardes. Entretanto, a trama é uma das melhores sobre apocalipse zumbi e sobrevivência.

Jumanji – Próxima Fase

Reprodução

O último Jumanji, lançado em 2019, trouxe características das obras originais e aquele clássico universo dos games. 

Pokémon: Detetive Pikachu

Reprodução

Inspirado em um dos desenhos mais amados pelos nerds, Detetive Pikachu, lançado em 2019, encantou a todos pela alta tecnologia e representação dos pokemóns clássicos. 

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio

Reprodução

Outro clássico do universo geek é Exterminador do Futuro. O último foi lançado em 2019 com diversas características dos antigos e efeitos especiais super tecnológicos. 

Stephen King

Reprodução

Eu sei, eu sei, Stephen King é o escritor. No entanto, nesta década foram feitas diversas adaptações fantásticas de seus livros. Dentre elas: It: A Coisa, Carrie, a Estranha, Jogo Perigoso, Campo do Medo, Pacto Maligno, 1922, A Torre Negra, Doutor Sono, Celular e a Good Mariage. Todos se encaixam na cultura geek por trazerem o sobrenatural à tona. 

Projeto Gemini

Reprodução

Lançado em 2019, o filme tem grandes chances de se tornar um dos clássicos do universo nerd.

Zumbilândia: Atire Duas Vezes

Reprodução

Embora os filmes da franquia sejam todos de comédia, ainda existe o fator do apocalipse zumbi.

As Panteras

Reprodução

Um dos clássicos da cultura nerd ganhou recentemente uma adptação. Inclusive ainda está nos cinemas!

Corpo Fechado/Fragmentado/Vidro

Reprodução

Estes três talvez sejam os mais importantes da lista, não por qualidade, mas sim por contexto. Corpo Fechado é de 2001, mas Fragmentado, de 2017, seria basicamente uma sequência, para posteriormente “fechar” o enredo em Vidro, de 2019. Todas as obras se complementam e trazem de forma realista uma história de super-heróis.

John Wick

Reprodução

A série John Wick, além de clássica, é referência no mundo geek. Todos os filmes trazem muita ação e situações misteriosas. 

Homem Aranha: Longe de Casa/Homem Aranha: De Volta ao Lar

Reprodução

Parece que o Peter não se decide. Às duas obras da franquia, ambas lançadas nesta década, foram um marco importante para o universo Marvel, que, de quebra, é um dos mais adorados pelo público geek.

Homens de Preto – Internacional

Reprodução

Outro clássico que recebeu um remake recente. MIB – Internacional, além de agradar o público geek, também alterou a formação original, trazendo representatividade feminina a produção. 

Alita: Máquina de Combate

Reprodução

O filme, lançado em 2019, trouxe uma qualidade gráfica surpreendente. Com muita ação e robótica, a obra agradou o público geral.

Ghost in the Shell

Reprodução

Adaptação dos quadrinhos, o filme, lançado em 2017, foi surpreendentemente bem-sucedido. A obra, além de futurista, trouxe efeitos especiais magníficos.

Lucy

Reprodução

A produção, lançada em 2014, misturou ciência com ficção de forma exemplar. Embora tenha recebido críticas negativas, o filme é muito importante para o universo geek.