Cientistas trabalhando no projeto BedMachine Antarctica, que mapeou o leito rochoso que se esconde sob a camada de gelo do continente, anunciaram a descoberta do ponto mais profundo (ou menor elevação) em solo no planeta: um cânion coberto de gelo que está a 3,5 Km de profundidade abaixo do nível do mar.

O cânion se chama Denman’s Valley, e está localizado numa região conhecida como Queen Mary Land, parte do território antártico australiano. Ao longo de seis anos os pesquisadores usaram um sistema de microondas para penetrar a grossa camada de gelo que cobre o continente, que pode chegar a mais de 4 km de espessura. O mapa gerado revela um relevo fragmentado, em vez da massa de gelo sólida que conhecemos.

Reprodução

Mapa da Antártica (esquerda) e localização do Denman’s Valley (nos círculos vermelhos).

publicidade

Anteriormente a menor elevação em solo era a Byrd Subglacial Basin, também na Antártica, em uma região conhecida como Mary Byrd Land. Em 2013 uma equipe de cientistas britânicos anunciou a criação do Bedmap2, que até então era o mapa mais preciso do leito antárctico, que identificava o local como estando a 2.870 metros abaixo do nível do mar.

Entretanto, tanto a Byrd Subglacial Basin quanto o Denman’s Valley são cobertos por gelo, e não podem ser explorados por humanos. A menor elevação em solo acessível aos humanos é o Mar Morto, na Jordânia, cujas praias e superfície estão 430 metros abaixo do nível do mar.

O ponto mais profundo nos oceanos é Challenger Deep, na Fossa das Marianas, Oceano Pacífico, a 10.929 metros abaixo do nível do mar. O local foi visitado pelo diretor de cinema James Cameron (de Titanic e Avatar) em 2012, usando um submersível especialmente construído.

Fonte: Forbes