A Skyryse, uma startup de helicópteros autônomos, apresentou uma tecnologia que permite futuras frotas de táxis aéreos. A empresa divulgou também um vídeo que mostra o voo de demonstração de uma de suas aeronaves, gravado no início deste ano. 

A companhia de Hawthorne, na Califórnia, é uma das diversas empresas que sonha com frotas de táxis aéreos cruzando os céus das cidades em um futuro próximo. No entanto, ao invés de gastar muita energia tentando construir um veículo movido a eletricidade do zero, a Skyryse usa helicópteros comuns como plataforma para demonstrar sua tecnologia autônoma. O vídeo divulgado pela empresa apresenta um Robinson R-44 modificado, um helicóptero aprovado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, voando sozinho, com dois pilotos dentro como reserva.

publicidade

A Skyryse não é a única que sonha com aeronaves autônomas. Startups de “carros voadores”, como Ehang e Volocopter, demonstraram suas respectivas aeronaves sem piloto ao longo dos anos. Duas das maiores empresas aeroespaciais do mundo, Boeing e Airbus, também estão trabalhando em projetos autônomos de táxis aéreos. A Sikorsky, uma empresa de helicópteros fundada há 96 anos, fez sua demonstração de um protótipo experimental em março deste ano.

publicidade

A estratégia adotada pela Skyryse é mais pragmática, fazendo demonstrações de suas inovações em veículos que hoje são amplamente utilizados. A empresa recoloca aeronaves e tecnologias certificadas para o consumidor, com seu conjunto de software e hardware

Entretanto, a empresa não está focada apenas em voos totalmente autônomos. O sistema da Skyryse também automatiza aspectos específicos de um voo, “semelhante ao controle de cruzeiro para carros, sob orientação de alto nível do piloto”. Um conjunto de sensores ajuda a dirigir, estabilizar e direcionar o helicóptero, enquanto monitora outros dados de voo. A aeronave é constantemente monitorada para garantir que não exceda os limites de segurança, especialmente em emergências.

publicidade

Os recursos de decolagem e aterrissagem autônomos são permitidos por sensores terrestres embutidos no heliponto. Esses sensores se comunicam com o helicóptero e monitoram as mudanças climáticas para garantir um voo mais seguro. Eles também detectam objetos voando baixo, como drones ou pássaros.

A Skyryse emergiu furtivamente no ano passado com a missão de “tornar o transporte aéreo acessível e seguro para todos, como um novo modo de transporte”.

publicidade

Via: The Verge