Apesar de correr vários riscos e estar desamparado quanto a atualizações de segurança, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ainda usa o Windows XP em seu escritório. A Microsoft lançou o Windows 7 há mais de uma década e parou de enviar updates para o Windows XP em abril de 2014. A esse ponto, o sistema parou de receber suporte por completo há pelo menos oito meses, tornando-o vulnerável a ciberataques.

A curiosidade foi relatada pelo site Open Media, ao analisar fotos publicadas pelo Kremlin, sede do governo russo. Mais tarde, a informação foi confirmada pela Sociedade Russa de Proteção da Internet. Putin usa o sistema operacional não só no escritório presidencial, como também em sua residência oficial, próxima a Moscou. O motivo disso é que o Windows XP é o último sistema Windows certificado como ‘seguro’ pelas autoridades russas.

publicidade

Os funcionários do governo russo até podem usar versões mais modernas do sistema Microsoft, como o Windows 10. No entanto, se o computador em questão hospedar segredos de estado em potencial, as opções serão limitadas ao Windows XP ou em algum sistema operacional alternativo, como o AstraLinux (que é 100% russo). Parece ser o caso dos computadores de Putin.

A Rússia pretende eliminar todos os sistemas operacionais populares de seus escritórios e adotar seu próprio sistema baseado em Linux. De acordo com o projeto divulgado há alguns meses, o AstraLinux deve substituir o Windows em todos os computadores da administração do país dentro de duas semanas. Esses planos, porém, foram adiados e espera-se que 20% dos funcionários comecem 2020 com o Windows XP.

publicidade

Essa conduta se relaciona a uma estratégia russa de remover influências estrangeiras. Recentemente, o país decidiu criar sua própria Wikipedia e introduziu uma nova lei que forçará smartphones, PCs e outros eletrônicos a serem fornecidos com um software russo pré-instalado. Putin também aprovou a lei da Internet Soberana, que isola a Internet da Rússia do resto do mundo. 

Fonte: Fossbytes, Genbeta