A Uber está proibida de operar na Alemanha. A decisão, tomada por um tribunal alemão na última quinta-feira (19), é baseada no fato de a empresa não possuir licença necessária para oferecer seus serviços usando carros alugados.

A empresa norte-americana atua em sete cidades da Alemanha, incluindo a capital Berlim, onde ela trabalha exclusivamente com empresas de aluguel de carros e seus motoristas licenciados. A Uber ainda pode recorrer.

Um porta-voz da Uber afirmou: “Vamos avaliar a decisão do tribunal e determinar os próximos passos para garantir que nossos serviços na Alemanha continuem”.

O veredicto é outro revés para a empresa depois que perdeu sua licença para operar em Londres no mês passado, com o órgão regulador da capital britânica alegando que a Uber havia colocado em risco a segurança dos passageiros.

publicidade

Em 2015, o tribunal proibiu a Uber de operar com motoristas usando seus próprios carros em corridas. O serviço atual da Uber, que permite funcionar com carros alugados, também é ilegal por violar as regras de concorrência, afirmou o tribunal.

O juíz responsável pela decisão afirmou que “do ponto de vista do passageiro, a Uber presta o serviço em si e, portanto, é um empreendedor”, e acrescentou que a empresa precisa cumprir as leis que regem o transporte de passageiros.

Via: Mobile Time