Há muito tempo os jogos servem como campo de treinamento para algoritmos de inteligência artificial (IA). Os games oferecem ambientes desafiadores para a comparação de sistemas autônomos. O próximo passo dessa evolução pode ser o uso do jogo ‘Mega Man 2’’

Em um documento recém-publicado no servidor “Arxiv.org”, uma equipe internacional de pesquisadores propõe uma competição de IA, chamada EvoMan, com base em oito lutas contra chefes do clássico da Capcom. O objetivo deste teste é mostrar como um agente de IA monta uma estratégia para derrotar todos os inimigos propostos.

publicidade

‘Mega Man 2’ foi escolhido porque é um dos poucos jogos capazes de criar um ambiente em que a capacidade de uma IA é colocada à prova ao vencer um único inimigo. É possível traçar um estudo sobre os caminhos adotados pela IA para entender a situação e vencer o adversário.

Reprodução

Conforme proposto, os participantes do desafio devem treinar seus agentes em qualquer um dos quatro primeiros chefes e medir o quão boa é sua estratégia para enfrentar os próximos. Espera-se que eles aprendam a identificar e reagir a padrões gerais, como evitar serem atingidos por tiros, por exemplo.

“O principal objetivo desta competição é mostrar que um determinado sistema de IA pode ter um desempenho igualmente bom para todos os chefes”, escreveram os co-autores, que sugerem que os concorrentes sejam classificados pela média de desempenho em cada chefe.

O uso de jogos para avaliar o desempenho de sistemas de IA é bastante comum. Em julho deste ano, o Facebook admitiu que usa Minecraft para refinar os algoritmos de compreensão de linguagem. Em outros exemplos, a OpenAI relata que aperfeiçoou os sistemas do Dota 2 da Valve e a inteligência artificial do Google venceu diversas partidas de Starcraft 2 da Activision Blizzard.

Via: Venture Beat