Uma nova pesquisa publicada na revista Science Advances mostra que os fluxos de lava em Vênus são muito mais recentes do que se imaginava, o que sugere atividade vulcânica no planeta vizinho. Caso isso se comprove, Vênus será o único outro planeta conhecido, além da Terra, a ter vulcões ativos.

“Se Vênus está realmente ativa hoje, seria um ótimo lugar para visitar para entender melhor o interior dos planetas”, afirma o Dr. Justin Filiberto, principal autor do estudo, em comunicado. “Por exemplo, poderíamos estudar como os planetas esfriam e a razão pela qual Terra e Vênus têm vulcanismo ativo, mas Marte não. Missões futuras devem poder ver esses fluxos e mudanças na superfície e fornecer evidências concretas de sua atividade”.

publicidade

As imagens de radar da sonda Magellan da Nasa no início dos anos 90 revelaram que nosso planeta vizinho era um mundo de vulcões e extensos fluxos de lava. Nos anos 2000, o orbitador Venus Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), lançou uma nova luz sobre o vulcanismo do planeta, medindo a quantidade de luz infravermelha emitida por parte da superfície de Vênus durante a noite.

Esses novos dados permitiram aos cientistas identificar fluxos de lava frescos em contraste com os alterados na superfície do corpo celeste. No entanto, até pouco tempo atrás, as idades de erupções e vulcões de lava em Vênus não eram bem conhecidas, porque a taxa de alteração de lava fresca não era bem definida.

publicidade

Reprodução

O Dr. Filiberto e seus colegas recriaram a atmosfera cáustica quente de Vênus em laboratório para investigar como os minerais do planeta observados reagem e mudam com o tempo. Seus resultados experimentais mostraram que um mineral abundante no basalto – a olivina – reage rapidamente com a atmosfera e, em poucas semanas, fica revestido com os minerais de óxido de ferro – hematita e magnetita.

publicidade

Os cientistas descobriram ainda, a partir das observações da Venus Express, que essas mudanças na mineralogia levariam apenas alguns anos para ocorrer. Assim, os novos resultados da pesquisa sugerem que esses fluxos de lava em Vênus são muito jovens, o que implicaria na existência de vulcões ativos no planeta.

Via: Phys.org

publicidade