Ao ter que criar uma conta ou realizar um simples cadastro em um banco, um dos dados que não pode faltar para eles é o seu número de telefone. Apesar de ele ser utilizado em boa parte do tempo para assuntos importantes, infelizmente, é bem capaz que você acabe recebendo ligações indesejadas, que podem servir para lhe oferecer diversos tipos de serviços.

Para bloquear algumas ligações indesejadas, a Anatel lançou em 2019 o site Não Me Perturbe, que bloqueava algumas ligações de telemarketing de prestadoras de serviços, mas agora está expandindo essa opção para instituições financeiras. A seguir, confira como bloquear ligações indesejadas de bancos e de outras instituições financeiras com o site Não Me Perturbe.

Importante

Assim como foi explicado acima, o procedimento a ser realizado abaixo apenas bloqueia as ligações de telemarketing, ou seja, as ligações que lhe oferecem serviços, por exemplo. Assim, telefonemas para resolver outros assuntos como pendências financeiras podem continuar a ocorrer.

Como bloquear as ligações de telemarketing de bancos

O processo para bloquear as ligações de telemarketing de bancos é bem simples e pode ser realizado através do navegador em seu computador. Confira:

publicidade

1. Acesse o site do Não Me Perturbe através desse link;

2. Com ele aberto, em sua parte superior, clique em “Cadastro”;

Reprodução

3. Na nova página, clique em “Solicitar bloqueio”. Caso você já tenha feito um cadastro na plataforma anteriormente, você deve utilizar a opção “Consultar > Editar bloqueio”;

Reprodução

4. Agora, clique em “Quero me cadastrar” e preencha os dados solicitados ou realize o login em sua conta;

Reprodução

5. Na nova tela, coloque o seu número de telefone e selecione as instituições financeiras de quem você não quer receber ligações. Por fim, clique em “Cadastrar telefone”;

Reprodução

6. Caso surja uma notificação no navegador, clique em “Ok”;

Reprodução

7. Caso deseje, você pode imprimir o comprovante de que foi solicitado o bloqueio de ligações de telemarketing.

Depois de ter realizado o cadastro no site Não Me Perturbe, as instituições têm um prazo de até 30 dias para deixarem de lhe fazer ligações. Além disso, caso você queira retornar a receber ligações, basta fazer o login no site para realizar esse pedido.

Pronto! Agora, você já sabe como fazer para parar de receber ligações de telemarketing de bancos e outras instituições financeiras. Caso você também queira bloquear ligações de telemarketing de outras empresas, não deixei de conferir esse tutorial do Olhar Digital.