Mesmo ainda faltando mais de dois meses, a Nasa já começou as comemorações de aniversário do telescópio Hubble, divulgando uma foto inédita de uma galáxia gigante conhecida como Rubin. O próximo dia 24 de abril vai marcar os 30 anos do lançamento do satélite astronômico pela agência espacial norte-americana.

De acordo com astrônomos da Nasa, a galáxia vista na imagem está situada a 232 milhões de anos-luz da Terra e tem 2,5 vezes o tamanho da Via Láctea e 10 vezes mais estrelas que nossa galáxia. O conjunto foi batizado em homenagem à astrônoma Vera Rubin, por Benna Holwerda, especialista que investiga a galáxia graças ao Hubble.

Reprodução

Região do céu em que a galáxia está situada – Foto: ESA/Nasa

publicidade

Em comunicado, Holwerda disse: “Minha pesquisa foi em grande parte inspirada pelo trabalho de 1980 de Vera Rubin sobre o tamanho dessa galáxia”. Segundo ele, Rubin mediu a rotação da galáxia, fornecendo evidências sobre a matéria escura que compõe a maior parte da massa do sistema. “Consideramos isso uma imagem comemorativa. O objetivo de citar a Dra. Rubin em nossa observação fazia parte da nossa proposta original do Hubble”, completou Holwerda.

O motivo pelo qual a galáxia Rubin tem esse tamanho gigantesco ainda é incerto. “É tão grande quanto você pode imaginar [que seja] uma galáxia em forma disco [que não] atinja mais nada no espaço”, acrescentou Holwerda. Não existem outras galáxias perto dela, o que pode ser uma pista para os atrônomos: como não tem com o que colidir, o sistema foi crescendo em forma de disco.

O próximo passo de Holwerda e sua equipe é contar o número de aglomerados de estrelas que existem em torno da galáxia, com ajuda das imagens produzidas pelo Hubble. A ideia é compreender se o sistema está “engolindo” estrelas ao seu redor, ou se está só produzindo gás e se expandindo. “Parece que ela vem crescendo lentamente”, comentou o especialista.

 

Via: Galileu