Nem sempre a temperatura indicada nos termômetros é exatamente aquela que sentimos em nosso corpo. A chamada sensação térmica é um índice criado para representar a temperatura que uma pessoa sente na prática. A questão é: como ela é calculada?

Uma das maneiras de calcular esse índice é levando em conta a umidade. Quando o tempo está quente e muito úmido, a sensação térmica é maior do que a indicada pelo termômetro. Se a umidade é baixa, a sensação térmica vai na mesma direção.

Segundo a calculadora do serviço nacional de previsão do tempo dos EUA, se a temperatura estiver em 42ºC  e a umidade em 38%, a sensação térmica será de 52ºC. Algo parecido com o que foi registrado no Rio de Janeiro no último sábado (11). A exposição direta ao Sol também pode aumentar em alguns graus a sensação.

Reprodução

publicidade

No caso citado, se a umidade estivesse em 20% (nível considerado baixo), a sensação térmica seria mesmo de 42ºC. Se a umidade fosse de 0, a sensação térmica seria de 36ºC.

O corpo humano usa o suor como mecanismo para resfriar e manter a temperatura constante, perto dos 36,5ºC. É claro que o cálculo se trata de uma estimativa, dependendo do organismo (tamanho, características metabólicas, mais ou menos gordura corporal, gravidez) e da roupa que a pessoa está vestindo, essas sensação pode ser afetada.

Mesmo assim o índice calculado pode ser um bom indicativo de risco de saúde. O organismo pode “pifar” se exposto a atividades físicas continuadas quando a sensação térmica é elevada. Entre os riscos estão o de desmaio, insolação e desidratação. Segundo o serviço do governo americano, o alerta já vale para quando a sensação térmica é de 27ºC e o perigo é iminente quando ela passa dos 52ºC.

Outro fator relevane para o cálculo, especialmente em temperaturas frias, é o vento. É quase como se o movimento do ar roubasse calor do corpo (o que a física chama de perda por convenção). Quanto mais vento, mais calor se perde.

No site do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, há uma calculadora que permite explorar o efeito do vento na temperatura. Em uma dia no qual os termômetros marcam 20ºC, um vento de velocidade de 5 metros por segundo (18 Km/h), baixaria a sensação térmica para 14ºC.

Via: Folha de São Paulo