Os computadores quânticos usam o “mundo natural” para produzir máquinas com um potencial de processamento incrivelmente poderoso. 

Poderíamos usar computadores quânticos para simular moléculas para construir novos medicamentos e novos materiais, e para resolver problemas que assolam os físicos por décadas. Wall Street poderia usá-los para otimizar portifólios, simular previsões econômicas e análises complexas de riscos. A computação quântica também pode ajudar os cientistas a acelerar descobertas em campos adjacentes, como aprendizado de máquina e inteligência artificial.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre como as empresas pretendem usar a tecnologia no futuro:

 

publicidade

Amazon, Google, IBM e Microsoft, além de uma série de empresas menores, como Rigetti e D-Wave, estão apostando muito na tecnologia.

“Quantos de seus bilhões você daria por mais 10 anos de vida?” questiona Martin Reynolds, analista do Gartner, que cobre computação quântica. “Então você pode ver que existem algumas oportunidades financeiras simplesmente surpreendentes na computação quântica. É por isso que há tanto interesse, mesmo estando tão longe no futuro”.

Reprodução

Computador Quântico – Foto: The Verge

Lidar com a natureza peculiar da física quântica cria alguns grandes obstáculos para essa tecnologia nascente. Ela é realmente a próxima grande novidade na computação? Ou está fadada a se tornar algo como fusão nuclear, sempre destinada a ser a tecnologia do futuro, nunca do presente?

 

Via: CNBC