O Google disponibilizou três novos aplicativos experimentais para ajudar os usuários a passar menos tempo no celular. O lançamento faz parte da iniciativa “Bem-estar Digital“. Talvez o mais efetivo deles seja um app que faz com que o telefone tenha de ser selado em um envelope para evitar o uso.

O envelope funciona juntamente ao aplicativo “Envelope“. Para usá-lo, o usuário deve baixar o app e um arquivo que contém o envelope. Após imprimir e montá-lo, é possível selar o smartphone dentro, permitindo que somente ligações sejam realizadas.

publicidade

Por enquanto, o modelo do envelope comporta apenas o Pixel 3A. Entretanto, o Google deve expandir as possibilidades em breve. A empresa divulgou um vídeo para mostrar como o usuário pode utilizar todos os recursos disponíveis.

publicidade

No vídeo, é possível ver um segundo envelope, exclusivo para a captura de fotos e vídeos, porém, ele ainda não está disponível ao público. A ideia é bastante interessante, e pode ser muito efetiva em alguns casos.

Vale lembrar que, como o telefone está selado dentro de um envelope, é necessário rasgá-lo ao fim do tempo pretendido. Por esse motivo, é preciso imprimir um novo envelope sempre que o aplicativo for utilizado.

publicidade

Alternativas

Para quem não deseja tomar medidas tão extremas quanto selar o próprio celular em um envelope, o Google lançou outros dois aplicativos com propostas semelhantes – de ajudar a controlar o tempo de uso do celular.

O primeiro deles é chamado Activity Bubbles, e é responsável por colocar uma bolha no papel de parede do usuário toda vez que o telefone é desbloqueado. Além disso, as bolhas aumentam de tamanho de acordo com o tempo que o usuário passa no aparelho. Se a tela inicial estiver coberta de bolhas, pode ser um sinal de que o telefone está sendo utilizado muitas vezes.

publicidade

Foto: Google

O outro app é o Screen Stopwatch. Assim como o Activity Bubbles, o software mede o tempo que o usuário passa no smartphone, mas, nesse caso, a medição é feita por um grande relógio que ocupa toda a tela do aparelho e começa a contar toda vez que ele é desbloqueado.

Foto: Google

Via: The Verge