A Agência Espacial Indiana (ISRO) revelou uma robô humanoide feminina “capaz de desempenhar tarefas como um astronauta” e que será enviado ao espaço em uma missão não tripulada.

Batizada de Vyommitra, a ginoide (termo para um androide com aparência feminina) pode conversar em inglês ou hindi. Segundo ela mesma, “posso ser sua companheira, conversar com os astronautas, reconhecê-los e responder a suas questões”.

A robô também pode operar painéis na espaçonave como um astronauta humano. A ISRO considera Vyommitra como “meio humanoide”, já que ela não tem pernas, e pretende enviá-la ao espaço em duas missões não tripuladas, em dezembro de 2020 e junho de 2021.

publicidade

As missões são parte do programa Gaganyaan, que está desenvolvendo um veículo capaz de levar astronautas ao espaço. Apesar de ter um programa espacial sofisticado, que tentou pousar um veículo na Lua no ano passado, a Índia não tem experiência em voos tripulados. Seu único astronauta, Rakesh Sharma, voou a bordo da missão Soyuz-T11 para a estação espacial soviética Salyut-7 em 1985.

Fonte: CNet