O Tinder lançou novos recursos de segurança, incluindo uma ferramenta de verificação de fotos que colocará uma marca azul nos perfis dos usuários, a implementação de um sistema mais seguro e um recurso que sinaliza mensagens potencialmente ofensivas.

O sistema de verificação de fotos exige que os usuários tirem uma selfie em tempo real. A pose deve corresponder à mostrada por um modelo em uma imagem definida. Essas fotos então são enviadas para a equipe de comunidade do Tinder, que verificam se cada usuário corresponde à pose e às fotos de perfil escolhidas.

Se tudo estiver correto, eles receberão uma marca de confirmação azul, que pode tranquilizar as pessoas de que aquele indivíduo é real. Por enquanto, humanos realizam a verificação, mas o objetivo é, eventualmente, realizar o procedimento usando um software.

Reprodução

publicidade

O Tinder tem milhões de usuários em todo o mundo, por isso o recurso chega lentamente aos telefones. Por enquanto, Taiwan e Irlanda receberam o sistema de verificação.

Não está claro até que ponto esse sistema impedirá surpresas durante os encontros. As pessoas deixam os cabelos crescerem – ou cortam eles -, ganham e perdem peso e mudam com a idade. Isso significa que as fotos do perfil usadas na verificação ficam desatualizadas.

A empresa não especificou por quanto tempo o selo de verificação é válido ou se ele expira. Também não foi informado se as pessoas terão de refazer o processo todas às vezes que quiserem atualizar as fotos do perfil.

Além do processo de verificação de selfie, a empresa informa que lançou um recurso que detecta mensagens potencialmente ofensivas e pergunta ao usuário se uma mensagem o “incomodou”.
Caso a resposta seja positiva, é possível denunciar o remetente da mensagem. A empresa diz que esse recurso leva a outro chamado “Desfazer”, que dará às pessoas a opção de “cancelar” o envio de uma mensagem potencialmente ofensiva.

Parceria de segurança

O Tinder fez uma parceria com um aplicativo de segurança, chamado Noonlight. Com ele, os usuários do app de encontros têm acesso a um novo “centro de segurança”, em que é possível encontrar serviços de emergência para o caso de algum problema.

Os usuários que sincronizarem a conta do Tinder com o Noonlight podem optar por exibir um selo no perfil de que fizeram a integração.

O serviço oferece a opção de o usuário avisar o Tinder e o Noonlight quando vão a um encontro e com quem. Se houver qualquer emergência, o usuário pode acionar o aplicativo da empresa de segurança para que os serviços de emergência sejam chamados. Para cancelar a solicitação, a empresa vai pedir um código numérico, cadastrado previamente pelo usuário.

Como informado, todas as novas funcionalidades ainda não estão disponíveis para todos os ‘tinders’. De acordo com a empresa, alguns “mercados selecionados” estão realizando os testes das funções. Ainda não há data para a implementação em outras localidades.

Via: The Verge