A capacidade de assistentes virtuais conversarem com as pessoas ainda é bastante limitada, ainda que a tecnologia tenha evoluído bastante nos últimos anos. Afinal, quando foi a última vez que a Alexa ou a Siri bateram um papo com seus usuários? Agora, porém, o Google afirma que seu novo chatbot, chamado Meena, fará justamente isso: conversar sobre qualquer assunto na Terra com qualquer pessoa.

O Google diz que a rede neural com 2,6 bilhões de parâmetros pode conversar com as pessoas melhor do que qualquer plataforma de inteligência artificial (IA) existente no mundo. A equipe treinou o modelo com 40 bilhões de palavras – 341 GB de dados de texto, incluindo conversas nas mídias sociais – usando o modelo “seq2seq“.

publicidade

Seq2seq é uma variação do Transformer do Google – uma rede neural que compara palavras em um parágrafo entre si para entender o relacionamento entre elas.

Reprodução

publicidade

Meena possui um único bloco codificador e 13 blocos decodificadores de transformadores evoluídos. Enquanto os blocos codificadores ajudam a entender o contexto da conversa, os decodificadores ajudam a formar uma resposta. O Google afirma que a Meena tem 1,7 vezes mais capacidade e foi treinado em 8,5 vezes mais dados que o GTP-2 da OpenAI.

A equipe de pesquisadores também criou uma nova matriz chamada Sensibleness and Specificity Average (SSA) para medir a sensibilidade e especificidade de uma conversa ou resposta.

publicidade

Esta não é a primeira vez que o Google experimenta chatbots. Em 2015, lançou um artigo sobre um modelo que ajudou no suporte técnico. Desde então, a empresa desenvolveu vários modelos de linguagem para entender de maneira melhor o contexto de uma conversa.

Reprodução

publicidade

Por outro lado, empresas como Microsoft e Amazon também estão se esforçando para ter mais IA de conversação. No desafio do Alexa Prize no ano passado, a Amazon encarregou as equipes de criar um bot que possa manter uma conversa por pelo menos 20 minutos. Em 2018, a Microsoft adquiriu a Semantic Machines, uma startup de IA para melhorar a Cortana.

Existem outros aplicativos de conversação, tal como o Replika, que afirmam ser como um amigo que está sempre pronto para conversar. Infelizmente, o Google ainda não está liberando o bot para a comunidade de código aberto. Isso, no entanto, pode mudar no futuro.

Via: The Next Web