Nesta terça-feira (11) se comemora o Dia da Internet Segura. E para que seus usuários possam se sentir mais seguros, o Instagram está anunciando uma série de recursos que facilitarão denunciar conteúdo inadequado, contestar uma suspensão de conta, recuperar uma conta invadida, evitar tentativas de phishing e impedir a disseminação de Fake News.

Um destes recursos mostra o status de suas solicitações de suporte e permite acompanhar o andamento de suas denúncias. Para isso, acesse “Configurações” no Instagram e toque em “Solicitações de suporte”. Depois toque em uma das denúncias para ver mais informações sobre o status.

Você também pode tocar em “Mais opções” para ver quais medidas pode tomar, como silenciar, bloquear, restringir ou deixar de seguir o usuário cujo conteúdo você denunciou.

Reprodução

publicidade

Caso discorde da medida que foi tomada quando a um conteúdo denunciado, o usuário poderá tocar na opção “Solicitar uma análise” e o Instagram fará uma nova análise.

Também há uma nova forma de apelar contra a desativação de contas. Agora, a opção de apelação aparecerá automaticamente quando o usuário tentar entrar na conta desativada. O nome de usuário já estará preenchido, e o usuário deve informar seu nome completo, e-mail e o motivo pelo qual acha que o Instagram se enganou ao desativar a conta.

Reprodução

Por fim, toque em “Solicitar uma análise” para que a equipe do Instagram analise novamente a conta desativada e possa restaurá-la, se for o caso. Estes recursos estarão disponíveis nas próximas semanas.

Recuperar contas invadidas ficou mais fácil

O processo de login e recuperação de contas invadidas também foi simplificado. Se o Instagram detectar que o usuário enfrenta problemas para acessar sua conta ou se selecionar “Precisa de mais ajuda?” na página de login, ele será redirecionado a um processo de recuperação

O usuário deverá comprovar que é o proprietário da conta, confirmando um código enviado para um endereço de e-mail ou telefone. Em seguida, deverá atualizar informações do perfil. Após esse processo, todos os outros acessos não autorizados à conta serão removidos.

Evitando Bullying

O Instagram também está usando inteligência artificial para combater o Bullying. Se ela detectar conteúdo potencialmente ofensivo enquanto um usuário escreve um comentário, ele verá um aviso informando que as palavras escolhidas se assemelham a termos já denunciados por bullying. O usuário poderá editar o comentário ou a legenda antes de publicá-lo(a). Segundo a empresa, esses tipos de aviso incentivam as pessoas repensar sobre a publicação de conteúdo com palavras potencialmente ofensivas.

Por fim, o recurso Emails do Instagram ajuda a combater tentativas de Phishing. Ele fica dentro das configurações do app, e lista todos os emails recentes que o serviço enviou ao usuário. Isso os ajuda a distinguir emails legítimos enviados pelo Instagram de emails de phishing que se passam por uma conta oficial do Instagram.

Leia também: como entrar em contato com o Instagram?