O cão-robô Spot, da Boston Dynamics, pode ser usado para uma ampla variedade de tarefas. Capaz de subir escadas e navegar por terreno acidentado, o robô pode mapear terreno remoto e acidentado, de difícil acesso para um ser humano. Também pode funcionar como cão de guarda em um parque industrial, como ajudante de equipes de resgate e muito mais.

E graças à imaginação ilimitada de Adam Savage, ex-apresentador do programa Mythbusters, Spot ganhou mais um uso: tração animal. Isso mesmo: na busca por projetos interessantes com o robô para mostrar em seu canal no YouTube, Adam criou uma carroça (riquixá) puxada por ele.

Riquixás são um meio de transporte muito antigo, basicamente uma carroça com duas rodas que é puxada por uma pessoa a pé. Eram um meio de transporte especialmente popular na Ásia até a massificação dos veículos à combustão após a Segunda Guerra Mundial.

publicidade

O riquixá foi construído por Adam em cinco dias, e o processo de construção de um engate para conectá-lo ao robô é mostrado em um vídeo no YouTube. Como o robô não pode ser usado nas ruas, Adam demonstra sua invenção em um campo de testes no condado de Alameda, nos EUA, que já foi cenário para várias experiências dos Caçadores de Mitos.

Ao contrário do que possa parecer no começo dos testes, Spot não está funcionando em modo autônomo, e é comandado por um operador usando um controle remoto. O robô não parece ter problemas em puxar o peso combinado de Adam e do riquixá em terreno plano, embora tenha mais dificuldade em uma subida.

Adam ficará com Spot por um ano, executando testes e pensando em nova formas de uso da máquina. Mal podemos esperar para ver qual será sua próxima idéia.

Fonte: Gizmodo