Spot

Boston Dynamics começa a vender o incrível robô Spot

Luiz Nogueira, editado por Cesar Schaeffer 24/09/2019 12h09
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Empresas já podem adquirir o robô para ajudar em seus negócios

No ano passado, a empresa Boston Dynamics anunciou a produção de seu robô Spot. Agora, a empresa fala sobre o lançamento público de seu projeto e demonstra algumas de suas funcionalidades.


Segundo a empresa, ele não estará exatamente à venda, mas se uma empresa se interessar pelo projeto ela pode acessar o site oficial, preencher um formulário e aguardar um contato para conversar sobre uma eventual aquisição. Ainda não há informações sobre o seu preço, mas espera-se que, devido a sua tecnologia, ela possa custar até mais do que um carro. 

Para mostrar o estágio avançado de seu robô, a empresa demonstrou que ele pode ir onde o usuário mandar, evitar obstáculos e manter o equilíbrio em condições adversas - que são habilidades cruciais para andar em um terreno desconhecido.

O Spot também pode transportar até quadro módulos de hardware nas costas, o que significa que as empresas podem trocas as habilidades que o robô pode executar para que ele realize um trabalho específico. Por exemplo, se houver um vazamento de gás, um detector de metano pode ser acoplado.

Reprodução

Além disso, a Boston Dynamics está testando equipamentos para criar mapas 3D de espaços internos com o objetivo de facilitar a movimentação do robô em locais com obstáculos. O Spot também foi projetado para funcionar ao ar livre, inclusive na chuva. Por esse motivo, módulos para navegar ao ar livre também estão sendo cogitados.

Durante alguns testes realizados pela empresa, os presentes foram instruídos a manter uma distância segura do robô, o que reforça a ideia de que ele não foi projetado para lidar diretamente com seres humanos. De acordo com o The Verge, que estava presente no teste, a distância parece mais uma precaução da Boston Dynamics do que um indício de que o robô possa machucar alguém.

A empresa também foi rápida em dizer que não está interessada em usar o Spot como arma, apesar das origens militares da empresa. "Fundamentalmente, não queremos ver o Spot fazendo nada que prejudique as pessoas, mesmo que simulado", disse Michael Kelly, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boston Dynamics. "Isso é algo em que estamos bastante firmes quando conversamos com os clientes".

Mesmo com essas habilidades demonstradas, o Spot está longe de ter autonomia total. Ele atende a alguns comandos de voz, mas na maioria das vezes deve ter alguém controlando suas ações. Além disso, todos os testes foram realizados em locais fechados, ainda não é possível saber como o robô vai se comportar em ambientes abertos.

Ainda assim, há muita coisa que o Spot pode fazer que simplesmente não era possível antes, e é fácil ver que a Boston Dynamics trabalha incansavelmente nessas evoluções. Se o Spot for lançado, ele pode oferecer uma nova maneira das máquinas interagirem com o mundo físico. Isso teria um enorme impacto na tecnologia e na sociedade em geral.

Via: The Verge

 

Tecnologia Robôs Boston Dynamics
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você