Na próxima quinta-feira (20), será possível testemunhar um evento astronômico bastante intrigante: a Lua se aproximará de Saturno. Após a Lua de Neve, a primeira superlua de 2020, este é o próximo fenômeno envolvendo o nosso satélite natural. 

Anteriormente, nos dias 18 e 19 de fevereiro, foi possível ver a Lua passando à frente de Marte – fenômeno que foi observado por moradores da América do Norte – e Júpiter – visto da Antártica. O evento registrado é chamado de ‘Ocultação pela Lua’, e ocorre quando o astro passa à frente de outro. Um bom exemplo disso é o eclipse solar, quando a Lua passa pelo Sol.

publicidade

Mesmo com algo parecido ocorrendo com outros planetas, não significa que poderá ser visto de qualquer lugar. No caso de Saturno, veremos apenas uma aproximação da Lua, evento que é conhecida como Conjunção. O “eclipse” do planeta, infelizmente, poderá ser visto apenas de fora da Terra

Será possível acompanhar a aproximação a olho nu, no entanto, para vê-lo com mais clareza, é necessário a utilização de um telescópio ou um excelente par de binóculos – isso, para quem acordar bem cedo.

publicidade

Para César Fuentes, astrônomo do Centro de Astrofísica e Tecnologia Relacionados, o acontecimento se trata de um fenômeno “não tão comum, porque o período de órbita de Marte, Júpiter e Saturno são extensos”, isso impediria que eles estivessem posicionados de forma que a Lua passasse por cada um deles em dias seguidos.

Para mostrar a posição que cada planeta vai estar da Lua, a Associação de Astronomia Salvadorenha divulgou uma imagem que detalha como será a visualização de cada um dos fenômenos do ponto de vista de El Salvador, na América Central.

publicidade

Vale lembrar que essa é apenas uma ilustração para mostrar como o fenômeno deve ocorrer. A posição de cada um dos planetas, bem como sua visualização é alterada de acordo aos diferentes locais do globo.

publicidade

Infelizmente, como informado, os eventos envolvendo Marte e Júpiter já ocorreram. No entanto, Saturno ainda pode ser visto bem próximo da Lua no período que antecede a manhã de quinta-feira.