Para navegar na internet através de seu computador, existem diversas opções de browsers, que contam com recursos diferentes para atender suas necessidades. Por sua vez, um browser bem popular acaba sendo o Opera, que possui um visual distinto de seus concorrentes e que também traz algumas funções exclusivas.

Nesta semana, o Opera chegou a sua versão 67, sendo esta considerada a sua nova geração R2020, que apesar de trazer recursos já vistos em outros browsers, eram bem aguardados por seus utilizadores. A seguir, veja quais foram as principais novidades do Opera 67 para computadores.

DNS sobre HTTPS

Uma função bastante relacionada a privacidade que tem sido implementada na maioria dos navegadores é o de utilizar um DNS, que acabe priorizando a segurança de seus dados. O seu funcionamento é praticamente imperceptível aos olhos dos usuários, mas o navegador sempre priorizará a navegação por sites que adotem o protocolo HTTPS.

Reprodução

publicidade

Para essa proteção, o Opera utiliza o serviço do Cloudflare, que o Olhar Digital já mostrou como pode ser configurado em seu computador ou celular.

Novo gerenciador de abas

Ao navegar na internet, é bem comum que você deixe aberto muitas abas do navegador, o que pode lhe complicar a vida na hora de achar um site, que estava com uma função importante. Agora, o Opera fez algumas melhorias na pré-visualização de abas ao utilizar as teclas “Ctrl + tab”, para que as miniaturas possam ser visualizadas mais facilmente.

Reprodução

Na imagem acima, você pode conferir algumas abas do site Olhar Digital abertas no navegador Opera 67.

Áreas de trabalho no navegador

Mais um recurso interessante nesta nova versão do browser acaba sendo as áreas de trabalho virtuais, que podem ser editadas de acordo com a sua necessidade. Assim, por exemplo, quem utiliza o navegador para trabalhar e para lazer, pode alternar entre elas para não abrir algo por engano.

A criação dessas novas áreas de trabalho são realizadas a partir de seu menu lateral. Você pode ter no máximo até 5 áreas de trabalho, inclusive com a possibilidade de diferenciá-las com alguns ícones.

Outras funções novas

Além destas mudanças descritas acimas, que abordam os principais novos recursos, o Opera também recebeu algumas melhorias menores, mas que podem ser úteis. Duas delas se tratam da possibilidade de alterar funções da barra lateral do navegador e a adição de botões para avançar ou retroceder uma faixa em vídeos no modo PiP.