O Dr. James O’Donoghue, cientista planetário da agência espacial japonesa (Jaxa) e ex-funcionário da Nasa, decidiu usar o Twitter para julgar quais dos emoji para “Ringed Planet” (“planeta com anéis”, código U+1FA90) representa melhor o planeta Saturno.

Foram analisadas as versões do Emoji nas plataformas da Apple, Facebook, Google, Microsoft, Twitter e WhatsApp. James analisou aspectos como a coloração do planeta, como os anéis são representados e seu grau de inclinação.

publicidade

Segundo o cientista, a versão usada no Twitter é “ofensiva”. As faixas características da atmosfera do planeta estão erradas, não há espaço entre os anéis e eles não são simétricos. Ao menos a inclinação dos anéis em relação ao planeta está próxima do correto: são 25º no ícone, quando deveriam ser 26,7º.

publicidade

A melhor versão foi a do WhatsApp. “A estrutura das faixas na atmosfera é fantástica. Posso perdoar as cores um pouco erradas”, diz o cientista, que também elogia como as três “faixas” de anéis são representadas com proporções e espaçamento entre elas corretas. Mas o destaque foi para a inclinação dos anéis, que segundo o cientista é quase que exatamente 26,7º.

O’Donoghue é especializado no estudo da atmosfera e anéis de Saturno, e conhecido por seus vídeos mostrando a escala real do sistema solar, como seria nosso planeta sem os oceanos ou qual seria a velocidade real da USS Enterprise, de Star Trek, o que explica seu interesse pela precisão dos emoji “planetários”.

publicidade

No Twitter, outros usuários aprovaram a brincadeira: “Realmente espero que isso se torne um hábito no Twitter. Tão divertido!”, disse uma seguidora.