Como de costume em todas as versões, o Windows 10 possui uma série de truques que podem tornar o uso do computador mais rápido. A Microsoft normalmente não revela esses recursos ocultos, mas o Olhar Digital fez uma lista e ensina a utilizá-los. Confira:

1. Minimize todas as janelas exceto a ativa

Diversas vezes os usuários abrem inúmeros programas e janelas ao mesmo tempo e passam algum tempo minimizando as que não estão utilizando. Com o Windows 10, no entanto, essa ação foi bastante facilitada. Para isso, basta clicar e segurar a barra de título da janela, na parte superior da tela, e depois sacudi-la algumas vezes. Após uma “chacoalhada” rápida, apenas a janela selecionada não será minimizada.

2. Menu “Iniciar” secreto

Para acessar o menu “Iniciar” no Windows basta clicar no ícone na parte inferior esquerda da tela ou no teclado. Porém, a versão mais atual possui um segundo menu que facilita o acesso a alguns recursos importantes, como Gerenciador de tarefas e Painel de controle, por exemplo. São duas formas de acessá-los. A primeira é clicando com o botão direito do mouse no menu Iniciar. A segunda é apertando a “tecla Windows + X” no teclado.

3. Criar evento sem abrir o Calendário

A atualização mais recente facilitou a forma de criar eventos. Para fazer isso de forma mais rápida, basta clicar na caixa com hora e data no canto direito inferior e selecionar a data que pretende agendar o evento. Depois, é só digitar o nome, hora, local, e salvar.

publicidade

4. Tirar uma captura de tela

O Windows possui diversas formas de capturar a tela do computador, sendo algumas mais simples que outras. Para quem quer salvar a tela inteira, a maneira mais fácil é apertar a “tecla Windows + Print Screen”. A gravação vai ser feita em uma pasta chamada “Capturas de tela” dentro de “Imagens”. Para aqueles que desejam capturar apenas uma parte, o melhor é pressionar a “tecla Windows + Shift + S” para abrir uma ferramenta chamada Snip & Sketch, que permite selecionar a área desejada.

5. Abrir itens da Barra de Tarefas pelo teclado

Fixar programas na barra de tarefas pode facilitar muito a vida do usuário. Porém, na última atualização do Windows 10 é possível acessá-las ainda mais rápido. Para isso, basta clicar na “tecla Windows + (número)”, com a posição do programa que deseja abrir. Por exemplo, apertar a tecla Windows + 3 vai abrir o terceiro item.

6. Descubra quanto espaço os aplicativos ocupam

Quanto mais programas instalados, mais lento o computador fica. Para ver quanto espaço um aplicativo usa, entre em “Configurações > Sistema > Armazenamento”. Depois, selecione qual unidade deseja analisar. Aparecerá uma lista com todos os programas instalados nesse setor e a quantidade de memória cada um ocupa.

7. Livre-se de anúncios no menu Iniciar

Ao iniciar o Windows 10 com as configurações padrões, uma série de “sugestões” de programas vai aparecer do lado direito do menu Iniciar. Na verdade, essas são sugestões de aplicativos para comprar na Windows Store. Para se livrar deles, vá em “Configurações > Personalização > Iniciar” e altere a configuração chamada “Mostrar sugestões ocasionalmente em Iniciar”.

8. Desligar aplicativos em segundo plano

Aplicativos executados em segundo plano podem receber e enviar informações e notificações mesmo quando não estão sendo usados. Para controlar quais programas são executados em segundo plano, entre em “Configurações > Privacidade > Aplicativos em segundo plano”. Nessa página, é possível desativar todos ou selecionar alguns aplicativos para fechá-los.

9. Rolar janelas em segundo plano

No Windows 10, é possível descer e subir qualquer janela, mesmo se não estiver trabalhando nela diretamente. Abrindo duas telas de forma que pelo menos parte delas esteja visível, é possível usar a roda do mouse ou o touchpad para rolar qualquer uma das duas. Caso o recurso não esteja ativado, basta ir em “Configurações > Dispositivos > Mouse” e alternar a opção “Rolar janelas inativas quando focalizá-las com o mouse”.

10. Reduza distrações com o Focus Assist

Quem nunca se distraiu no meio de um trabalho importante ao receber uma notificação? Desde 2018, é possível usar o Assistente de Focus para controlar as atualizações. Para ajustar isso, é necessário ir em “Configurações > Sistema > Assistente de foco” e escolher entre “Desativado”, onde todas as notificações vão ser exibidas, “Prioridade”, na qual é possível selecionar as notificações que deseja receber, ou “Somente alarmes”, no qual oculta todas as notificações, além de conseguir programas algumas condições para ativar o assistente.

Via: CNet