Um terceiro caso de contaminação do novo coronavírus no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de saúde – municipal e estadual – de São Paulo. Um outro possível caso, também na capital paulista, está sendo investigado, após exames preliminares terem apontado a presença do Covid-19.

O terceiro paciente é um homem colombiano de 46 anos, morador de São Paulo, que viajou para a Itália, Áustria, Alemanha e Espanha. A confirmação veio após um exame realizado no Hospital Albert Einstein, e segundo o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência de Coronavírus, o paciente apresenta sintomas leves e está em casa.

publicidade

O possível quarto caso aguarda exames de contraprova para confirmar a contaminação. A paciente é uma adolescente de 13 anos que mora em São Paulo e que viajou para o norte da Itália no fim de fevereiro. “Esse caso é diferente, porque não apresentava nenhum sintoma e foi examinada só por causa da viagem”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A jovem fez um voo de São Paulo para Milão de avião, e pegou um trem para a cidade de Dolomitas, nos alpes italianos. “Lá ela ficou internada por uma lesão no ligamento e correção cirúrgica. Ela voltou no domingo (1º) e foi examinada num hospital particular aqui em São Paulo. Atualmente está em casa, em quarentena assintomática”, afirmou Mandetta.

publicidade

Até o momento, no Brasil, 315 casos foram descartados e outros 530 são suspeitos para coronavírus e são investigados. O primeiro caso confirmado foi o de um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

O segundo paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália e chegou ao Brasil na quinta-feira (27). Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença. O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Durante o atendimento, o viajante relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça.

publicidade

Via: G1/BBC/Agência Brasil