EnglishPortugueseSpanish

Na manhã desta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde confirmou o quarto caso do coronavírus no Brasil. Assim como os casos anteriores, um morador de São Paulo foi diagnosticado. Desta vez, uma jovem de 13 anos foi confirmada como um dos infectados pelo coronavírus no país. No entanto, ela foi confirmado mesmo sendo assintomática, ou seja, não apresentando sintomas da doença. 

Ao voltar ao Brasil após uma viagem à Itália, a paciente procurou o serviço médico para realizar os testes. O resultado do exame apontou como positivo para a infecção. O país da Europa vive um surto de casos, tendo mais de 3.000 confirmados. 

publicidade

Anteriormente, o Ministério da Saúde informou que o caso da jovem não seria contabilizado na contagem de confirmações. A decisão de mudar a classificação foi tomada após uma reunião de técnicos do ministério e especialistas de saúde pública, realizada esta manhã, em Brasília.

Reprodução

Para tentar justificar a falta de sintomas, Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde, declarou que alguns medicamentos tomados pela jovem podem ter feito com que a doença não se manifestasse. Outra hipótese levantada é o vírus pode estar em período de incubação – que é de 14 dias.

Além dos quatro casos confirmados no país, há 531 suspeitas sendo monitoradas pelas autoridades de saúde. Mesmo com o número de suspeitas, o Ministério da Saúde declarou que não há indicação de transmissão local do vírus.

publicidade

Atualmente, há mais de 96 mil casos confirmados em todo o mundo. Até o momento, a doença vitimou 3.308 mortes em decorrência de complicações.