Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX e CEO da Tesla, entre outras empresas, tem medo de que não viva para ver a SpaceX realizar seu sonho de levar homens a Marte. A declaração foi feita durante a conferência Satellite 2020 em Washington, nos EUA, nesta terça-feira (09).

“Se não acelerarmos o ritmo de nosso progresso, eu certamente estarei morto antes de irmos à Marte. Levamos 18 anos apenas para estarmos prontos para levar as primeiras pessoas à órbita. Temos que acelerar nosso ritmo de inovação ou, considerando tendências passadas, eu certamente estarei morto antes de chegarmos em Marte”.

A declaração de Musk contrasta com seu otimismo em outras situações. Anteriormente o executivo deixou claro que pretende ter uma cidade com 1 milhão de habitantes em Marte até 2050. Considerando que ele tem 48 anos de idade, teria 78 ao concretizar o plano. O prazo está dentro da expectativa de vida de um cidadão americano médio, ainda mais um bilionário com acesso à medicina de ponta.

Reprodução

publicidade

A SpaceX foi fundada em 6 de maio de 2002 e seu primeiro voo a alcançar a órbita terrestre foi o quarto voo de um foguete Falcon 1, em 2008. Desde então a empresa se tornou pioneira em alguns feitos: lançar, orbitar e recuperar uma espaçonave; levar uma espaçonave à Estação Espacial Internacional; colocar um satélite em órbita geossíncrona; pousar o primeiro estágio de um foguete em Terra e no mar e a primeira a lançar e recuperar um primeiro estágio já usado.

Atualmente a empresa se prepara para seu primeiro voo tripulado à ISS com a missão Demo 2 da cápsula Crew Dragon. O lançamento está previsto para 7 de maio, embora haja fatores que possam fazer com que a data seja alterada para a segunda quinzena de maio ou início de abril.

Fonte: Bloomberg