O quadrinista francês Albert Uderzo, de 92 anos, morreu neste domingo (22). Ele foi um dos criadores dos quadrinhos de “Asterix”, um dos personagens mais famosos do mundo. A morte foi confirmada pela família do desenhista na manhã desta terça-feira (24). Uderzo vivia em Neuilly-sur-Seine, na região de Paris, na França.

“Albert Uderzo morreu dormindo em sua casa, em Neuilly, de um ataque cardíaco não relacionado ao coronavírus. Ele estava muito cansado há várias semanas”, afirmou Bernard de Choisy, genro do cartunista.

publicidade

Reprodução

Ao lado de René Goscinny (1926-1977), Uderzo deu vida a alguns dos mais marcantes personagens das histórias em quadrinhos. Em outubro de 1959, os franceses iniciaram as aventuras de Asterix, um gaulês baixinho de bigode loiro que, juntamente com Obelix, marcou a infância de milhões de pessoas ao redor do mundo. Além dos gauleses, outros incontáveis personagens participaram dos quadrinhos, como Ideafix, o cachorro dos herois, e o mago Panoramix.

publicidade

Desde seu lançamento, as obras de Uderzo e Goscinny acumularam 380 milhões de cópias vendidas, traduzidas em 111 idiomas. No total, foram produzidos 24 álbuns. Após a morte de Goscinny, Uderzo cogitou interromper a produção de novas histórias, mas acabou sendo convencido a continuar. Ele criou enredos inéditos até 2011, quando passou a supervisionar os quadrinhos feitos por outros criadores. Em outubro de 2019, foi lançada a última obra da série, em comemoração aos 60 anos da primeira edição. “A filha de Vercingétorix” foi assinada por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad.

Na internet, fãs e cartunistas franceses prestaram homenagens a Albert Uderzo com ilustrações de seus personagens. Veja abaixo:

publicidade

publicidade

Via: UOL