Uma hacker alega ter conseguido código-fonte da AMD associado às GPUs Navi10 (usada na Radeon RX 5700), Navi21 (ainda não lançada) e Arden (usada no Xbox Series X), e ameaça lançar todo o conteúdo online caso não receba um pagamento em troca.

Em declaração ao site TorrentFreak, a hacker informa que encontrou o código-fonte acidentalmente, completamente desprotegido em um computador/servidor que invadiu, e que só percebeu do que se tratava após analisar os arquivos.

Não está claro se o código-fonte é relacionado ao firmware das GPUs, aos drivers ou a alguma outra característica dos projetos. Parte do material foi postado no Github, popular plataforma usada por desenvolvedores para compartilhamento de código, mas foi rapidamente retirado do ar após a AMD contatar os responsáveis pelo serviço.

A hacker afirma que o código-fonte roubado vale US$ 100 milhões, mas não informa como chegou a este valor. “Se não encontrar um comprador, vou simplesmente liberar tudo”, disse ela, afirmando que os arquivos seriam protegidos com senhas conhecidas apenas por pessoas selecionadas.

publicidade

A AMD reconhece a intrusão: “em dezembro de 2019, fomos contatados por alguém que alegou ter arquivos de teste relacionados a um subconjunto de nossos produtos gráficos atuais e futuros, alguns dos quais foram publicados recentemente on-line, mas que foram retirados desde então”, disse a empresa em um comunicado.

“Embora estejamos cientes que o autor possui arquivos adicionais que não foram tornados públicos, acreditamos que propriedade intelectual roubada não é essencial para a competitividade ou segurança de nossos produtos gráficos. Não temos conhecimento de que o autor possua qualquer outra propriedade intelectual da AMD”.

“Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades policiais e outros especialistas como parte de uma investigação criminal em andamento”, afirma a empresa.

Fonte: Torrent Freak