Na manhã desta quinta-feira (26), a Huawei revelou oficialmente sua nova linha de smartphones composta pelo Huawei P40, P40 Pro e P40 Pro Plus. Como era esperado, depois dos conflitos envolvendo os EUA, os aparelhos não possuem nenhum dos serviços fornecidos pelo Google – e isso inclui a falta do Google Assistente.

Para contornar a situação, a Huawei criou a Celia, sua própria assistente de voz. A funcionalidade foi totalmente pensada – ou quase – para o mercado ocidental. Isso porque, de acordo com a empresa, ela pode reconhecer comandos em inglês, francês e espanhol.

publicidade

Reprodução

Foto: 9to5Google

publicidade

Pelo que foi demonstrado durante a apresentação, Celia é bastante semelhantes aos serviços já oferecidos pelo Google ou pela Apple, com a Siri. Isso quer dizer que ela pode responder a perguntas sobre o clima, iniciar chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, definir lembretes, tocar música e até realizar traduções.

Há também um recurso que, com a ajuda de inteligência artificial, identifica alimentos através das câmeras dos aparelhos e estimam o número de calorias. A Huawei anunciou que, no futuro, novas funcionalidades podem ser adicionadas – além de ter planos para levar a assistente para outros dispositivos que não sejam apenas os smartphones.

publicidade

Para ativá-la, o usuário deve dizer “Hey, Celia”. Nota-se a semelhança entre o comando da Huawei e o “Hey, Siri”, da Apple. A semelhança da pronúncia pode fazer com que iPhones próximos sejam ativados quando a assistente da Huawei for solicitada.

publicidade

Eventualmente, a Celia chegará aos smartphones mais antigos da marca através de atualização. Ela faz parte da interface EMUI 10.1, que deve ser lançada gradualmente a partir desta quinta. No entanto, não há informações se ela vai coexistir juntamente do Google Assistente em alguns aparelhos mais antigos da empresa. Dispositivos da época em que a Huawei era autorizada a usar os aplicativos e soluções do Google.

Via: 9to5Google