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Um respirador desenvolvido em parceria com a equipe de Fórmula 1 da Mercedes-Benz foi aprovado para uso em pacientes com Covid-19 no Reino Unido. O projeto foi conduzido pelo University College London (UCL), junto com a Mercedes-AMG High Performance Powertrain (Mercedes HPP), responsável pelo desenvolvimento dos motores usados nos carros da equipe.
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Conhecido como CPAP (Continuous Positive Airway Pressure, Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), este tipo de aparelho tem sido usado extensivamente na Itália e na China. Segundo o UCL, 50% dos pacientes com Covid-19 que foram tratados com o equipamento não tiveram necessidade de ventilação mecânica, um processo muito mais invasivo.
A Mercedes-Benz está participando do ‘Project Pitlane’, um chamado do governo do Reino Unido para que as equipes de Fórmula 1 sediadas no país (Red Bull, Racing Point, Haas, McLaren, Mercedes, Renault and Williams) auxiliem no desenvolvimento de equipamento médico necessário no combate à doença.
Em menos de 100 horas após a primeira reunião, em 18 de março, as equipes da Mercedes-Benz e do UCL fizeram engenharia reversa em um dispositivo CPAP cuja patente expirou. Usando simulações em computador eles refinaram o projeto, introduzindo mudanças para melhorar seu desempenho e facilitar a produção em massa.
Os 100 primeiros aparelhos serão usados em testes clínicos no hospital do UCL, antes de serem distribuídos a hospitais em todo o Reino Unido. O governo britânico encomendou 10.000 ventiladores a um consórcio formado pelas equipes do Project Pitlane e pelas gigantes BAE Systems, Airbus (ambas no setor de engenharia aeroespacial) e Ford (engenharia automotiva).
“A comunidade da Fórmula 1 mostrou uma resposta impressionante ao pedido de ajuda, reunindo-se no coletivo ‘Project Pitlane’ para apoiar a necessidade nacional neste momento difícil em vários projetos diferentes”, disse Andy Cowell, chefe Mercedes HPP.
“Temos orgulho de colocar nossos recursos a serviço da UCL para entregar o projeto CPAP com os mais altos padrões e no prazo mais rápido possível.”
Fonte: Motorsport.com