Houston, we’ve had a problem”. Até mesmo aqueles que ainda não dominam o inglês, provavelmente sabem o significado desta frase histórica dita pela tripulação da missão Apollo 13, há exatos 50 anos. Meio século atrás, três astronautas da Nasa partiram em uma missão para conquistar a Lua – deu errado. Afinal, sim, eles tiveram um problema.

Dos males, o menor. Ainda que a missão Apollo 13 tenha falhado na tentativa de chegar à Lua, isso foi o pior que aconteceu, afinal os três astronautas a bordo, Jim Lovell, John Swigert e Fred Haise retornaram à Terra são e salvos.

Reprodução

O alerta, em tradução literal, “Houston, nós tivemos um problema” ficou marcado e foi inspiração para filmes e documentários – além de ter sido um grande aprendizado para a Nasa.

publicidade

Em 11 de abril de 1970, os três astronautas escolhidos para a missão Apollo 13 embarcaram no foguete “Saturn V”. O problema é que apenas dois dias depois do lançamento, um problema em um tanque de oxigênio colocou um ponto final no objetivo de chegar à Lua. A partir deste momento, a missão se transformou; o objetivo, então, era um só: trazer os tripulantes da espaçonave vivos de volta à Terra. 

Em um trabalho coordenado da base da Nasa, em Houston, no Texas, em parceria com os astronautas, os trouxe de volta para casa seis dias depois. No dia 17 de abril, o módulo lunar caiu no Oceano Pacífico e, segundo a Nasa, funcionou como um bote “salva-vidas”.

A causa da falha no tanque de oxigênio foi descoberta e o fracasso serve até hoje como aprendizado para as missões espaciais de todo o mundo. 

Se você gosta do assunto e quer saber mais sobre a missão que falhou, mas nem tanto, este site traz uma série de transcrições das conversas, vídeos e gravações de áudio da Apollo 13.

Reprodução