O anúncio do auxílio emergencial de R$ 600 feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) criou muitas expectativas entre a população. Porém, trouxe junto os aproveitadores. Atualmente, foram identificadas mais de 20 contas falsas no Instagram, alegando serem da instituição. Os perfis falsos utilizam imagens divulgadas pelo banco, mas não têm qualquer relação com a CEF.

Para se passar por legítimas, as contas falsas publicam fotos, stories e vídeos no IGTV, todos com imagens oficiais usadas pela Caixa para explicar o processo de obtenção do auxílio emergencial. Muitas delas, inclusive, colocam em suas bios o link para o site do banco ou para a página do aplicativo na Play Store

Em geral, o Facebook costuma sofrer com problemas de contas falsas, no entanto, no caso do auxílio emergencial, apenas algumas foram vistas, a maioria delas com baixo número de curtidas. 

Reprodução

publicidade

Milhares de seguidores

Os perfis falsos têm nomes variados, como @auxilioemergencialoficial, @caixaauxilioemergencial e @auxilioemergenciall. Todos estes perfis citados possuem mais de dois mil seguidores cada. Uma outra conta, com o nome de “Caixa Auxilio Emergencial”, utiliza um nome de usuário que remete ao apelido que o auxílio emergencial recebeu (“corona voucher”). No entanto, com um erro de digitação: @coronavousher. Esta conta tem mais de mil seguidores, assim como a @auxilio_caixa.

Até o momento, a maior parte dessas contas falsas reuniu poucos seguidores, e ao que se sabe, ninguém foi vítima de golpes envolvendo roubo de dados ou dinheiro. Porém, por não serem oficiais, isso pode mudar a qualquer momento. Outra possibilidade é de que os perfis estejam acumulando seguidores para serem vendidos depois.

Reprodução

Para denunciar qualquer atividade suspeita, golpe ou fraude, a insitituição pede para os usuários utilizarem o e-mail: [email protected].

Reprodução

Via: Tecnoblog