Siga o Olhar Digital no Google Discover
No ano passado, o CEO da Tesla, Elon Musk, prometeu que em um ano, “talvez um ano e três meses”, a empresa entregaria “mais de um milhão de robôs-táxis na estrada“. Daí 2020 começou no modo “hard”, com a pandemia do novo coronavírus afetando todos os projetos possíveis (inclusive na Tesla). E cadê os robôs-táxis? Segundo Musk, se depender dele o plano está de pé, e tecnologia não é o problema.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Questionado no Twitter por um usuário, o executivo disse que em termos de funcionalidade o projeto ainda pode acontecer este ano. “A aprovação regulamentar é o grande desconhecido”, afirmou Musk. Na sua apresentação em 2019, o empresário afirmou que todos os carros Tesla já apresentam o harware necessário para serem autônomos, mas faltava a melhoria no software.
Functionality still looking good for this year. Regulatory approval is the big unknown.
— Elon Musk (@elonmusk) April 12, 2020
Atualmente, o Autopilot funciona como um conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista – mas não é capaz conduzir um carro de forma 100% autônoma. Os veículos elétricos da montadora possuem dois recursos separados: o Autopilot, destinado à condução em rodovias, e o Smart Summon, que conduz o carro em baixa velocidade, dentro de estacionamentos.
Em janeiro, quando a Covid-19 já afligia a China mas não era uma pandemia tão devastadora, Musk afirmou que os carros da montadora “em breve” teriam autonomia completa. “Sim, completo, quero dizer, é o carro capaz de dirigir da casa para o trabalho, provavelmente sem intervenções. Portanto, ele ainda será supervisionado, mas será capaz de dirigir em alta velocidade na rodovia e velocidade intermediária, o que realmente significa apenas semáforos e sinais de trânsito”, explicou Musk.
Ou seja, a Tesla conseguiu unir o Autopilot e o Smart Summon (ou está muito próxima disso), ou Musk está blefando para aumentar a pressão sobre os órgãos de regulamentação, no sentido de liberar mais rapidamente as licenças para veículos autônomos.
Via: Roadshow